Atendimento odontológico é ampliado em Igrejinha
Parceria foi firmada entre a Associação Brasileira de Odontologia e o Hospital Bom Pastor
publicidade
Uma parceria firmada entre o Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RS), possibilitará a ampliação do atendimento odontológico a pacientes com deficiência. Referência SUS para 89 municípios, a casa de saúde atende mensalmente 30 consultas e 30 procedimentos. Com a pandemia, os atendimentos tiveram que ser suspensos, aumentando a demanda reprimida.
Visando resolver este problema, a ABO iniciou, nas dependências do hospital, atividades do curso de Especialização em OPNE, ainda no mês de julho. Após esta capacitação, oito dentistas, acompanhados das professoras do curso Isabel Sasada, Marcela Cancino e Caroline Dillenburg realizarão, a partir deste final de semana, mais 30 consultas e 30 procedimentos, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. Conforme explica Isabel, o curso capacita os profissionais a atenderem tanto as pessoas com deficiência como pessoas com outras necessidades especiais. “Muitos pacientes têm necessidades especiais, mas não tem deficiência, como outras síndromes genéticas, diabéticos, anticoagulados, transplantados, doentes renais crônicos, entre outras", afirma ela.
Segundo o presidente da ABO-RS, João Batista Burzlaff, a parceria entre a associação e o hospital favorece e qualifica sobremaneira o ensino da especialidade, ao mesmo tempo que leva a expertise da ABO para o atendimento dos pacientes com necessidades especiais e/ou deficiência no Hospital Bom Pastor, tanto em nível ambulatorial quanto em bloco cirúrgico. "Estar junto com o Hospital Bom Pastor nesta parceria representa um momento histórico, uma vez que permitirá a potencialização da nossa capacidade de atendimentos, além da possibilidade da multiplicação de serviços que poderão ser oferecidos a comunidade", disse.