Febre amarela deixa Rolante em alerta

Febre amarela deixa Rolante em alerta

Ações voltadas à vacinação, principalmente dos moradores do interior do município, estão sendo desenvolvidas

Stephany Sander

Até esta quinta-feira, foram aplicadas 858 vacinas da febre amarela na população da cidade

publicidade

A cidade de Rolante está em alerta por conta da febre amarela. O município registrou um episódio de epizootia no dia 22 de fevereiro e encaminhou amostras do Primata Não Humano (PNH) para análise, a qual veio com resultado positivo para febre amarela, isso na localidade do Alto Rolante. Em 26 de março, foi encontrado outro animal, já morto, na localidade da Maragata, no entanto não foi possível coletar amostra devido ao estado avançado de decomposição do animal, o que faz com que conste como indeterminado. No dia 19 de abril, registrou-se novo episódio na localidade da Areia, animal encontrado morto com sinais aparentes de atropelamento, encaminhadas amostras e aguarda-se resultado. Nesta quinta-feira, houve novo episódio na localidade da Mascarada, animal localizado, mas em estado avançado de decomposição, sem possibilidade de coleta.

Após a confirmação do primeiro, o município afirma ter realizado busca ativa de outros animais mortos ou possivelmente doentes em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, mas na ocasião não foi encontrado nenhum animal. Aliado a isso, estão sendo desenvolvidas ações voltadas à vacinação principalmente dos moradores do interior do município, em todas as localidades.

Foi realizada também a instalação de placas informativas, pela vigilância ambiental, nos principais pontos turísticos do interior com o intuito de informar sobre a importância da vigilância dos animais no controle da doença, já que os bugios auxiliam, como sentinelas, no monitoramento da circulação do vírus. Até esta quinta-feira, foram aplicadas 858 vacinas da febre amarela na população da cidade. Imunização esta que teve início em janeiro deste ano.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895