Alegrete terá nova ferramenta para monitorar a Covid-19

Alegrete terá nova ferramenta para monitorar a Covid-19

A partir do monitoramento, serão avaliados diariamente os efeitos das medidas de prevenção adotadas pelo município

Fred Marcovici

O lançamento do projeto ocorreu em live nas redes sociais da prefeitura

publicidade

A Prefeitura de Alegrete, lançou no final de semana, o Programa de Monitoramento da Covid-19 desenvolvido com objetivo de informar e monitorar os casos inicialmente confirmados nas regiões atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). As atualizações do número de pessoas contaminadas pelo vírus são feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com informações diárias realizadas por meio do abastecimento de dados realizados por todas as 16 ESFs do município.

O lançamento do projeto ocorreu em live nas redes sociais da prefeitura com a participação do prefeito Márcio do Amaral e autoridades. O prefeito ressaltou a busca pela informação como ferramenta de transformação. "Vivemos tempos difíceis e não temos um manual de como lidar com a pandemia, mas sabemos que informações são essenciais. Por isso, hoje, além das informações disponibilizadas diariamente no site da prefeitura e nas redes sociais, estamos lançando mais uma plataforma para focalizarmos onde está o vírus e colocarmos nossas equipes de fiscalização, de apoio e suporte a trabalhar nessas localidades. Queremos ainda o apoio dos presidentes das associações dos bairros, pois eles conhecem o dia a dia e a realidade de cada comunidade e podem atuar diretamente", destacou.

O vice-prefeito Jesse Trindade enfatizou que a iniciativa é um sistema inovador na região, pois além de somar com as várias estratégias já adotadas pelo município no enfrentamento à doença, serve para dar mais apoio aos bairros neste momento. “Esta ação agrega muito no planejamento da tomada de ações de Alegrete, tendo em vista que o mapa monitora a evolução dos casos por regiões de cada ESF e os bairros da cidade. Ao município, o painel serve como uma ferramenta de análise de dados, podendo identificar tendências, e acompanhar a evolução da doença”.

De acordo com o responsável pelo dashboard, Marco Rego, uma das preocupações é oferecer dados que sejam compreendidos por todos os públicos. "O painel é bastante didático e simples, além de ser preciso, pois os números falarão por si. Vamos atuar com foco certo. É mais uma forma de prestar informações à população. Cabe ressaltar que os números atualmente são atualizados por região de cada ESF, que atende vários bairros. Em breve, estaremos mostrando bairro a bairro, mas agora são regiões. Queremos garantir um banco de dados para estudos e ações estratégicas no combate à pandemia".

A secretária Haracelli Fontoura explicou que os gráficos e números contribuem com a gestão pública, a qual avaliará, diariamente, os efeitos das medidas tomadas, como as restrições de circulação de pessoas. O presidente da União das Associações de Bairros de Alegrete (UABA), Marcolino Alende, enfatizou que os bairros serão parceiros, porque a ferramenta será uma forma de conscientização e de fiscalização, monitorando os casos relacionados ao coronavírus. "Quero destacar a prefeitura, porque é um trabalho que precisávamos. A maioria da nossa população está nos bairros", ponderou.

Com a nova ferramenta, as regiões de cada ESF, compostas por diversos bairros, serão classificadas semanalmente dentro da ideia do distanciamento controlado, com bandeiras preta, vermelha, amarela e azul por região. Será possível visualizar a curva de casos do município, facilitando a comunicação com a comunidade, auxiliando a administração pública a traçar estratégias de combate ao vírus.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895