Setor do turismo faz manifestação pelo direito de trabalhar em Bento Gonçalves
Ato faz parte de uma série de atividades programadas para ocorrer ao longo do dia
publicidade
Cartão postal de Bento Gonçalves, a Pipa Pórtico, localizada no acesso principal à cidade, amanheceu enlutada nesta terça-feira. O motivo foi uma ação de sensibilização assinada pelos profissionais ligados ao segmento do turismo – impedidos de trabalhar por quatro semanas, em função das restrições impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sobre o monumento de mais de 15 metros de altura, eles estenderam uma faixa com os impactantes dizeres "Esse destino turístico deixará de existir. #SOSTURISMO".
O ato faz parte de uma série de atividades programadas para ocorrer ao longo do dia, em diversos pontos do município, dentro da campanha 'O Turismo Não é o Vilão', agregando força ao movimento iniciado na Região das Hortênsias. A mobilização está ocorrendo de forma concomitante em diversas cidades gaúchas cuja economia está fortemente ligada ao segmento.
Na Capital Brasileira do Vinho, os manifestantes anunciaram a aplicação de faixas e cartazes em locais de grande movimentação, sensibilizando a sociedade para o drama do setor. Nelas, é possível ler frases fortes como "Compreendemos o momento, mas estamos passando fome" e "Se traz o sustento da família, então é essencial".
Além disso, estabelecimentos da área exibirão panos pretos em suas fachadas, representando o luto decorrente da proibição do atendimento ao público. Profissionais compartilharão, por meio das redes sociais, comoventes depoimentos contando as consequências que o estendido período de paralisação e restrição impôs aos seus negócios.
"É urgente chamar a atenção do governo do Estado para o setor, afinal, ele abrange 109 mil empresas no Rio Grande do Sul que estão passando por seríssimas dificuldades. Para isso, os profissionais do turismo buscaram nas entidades apoio à causa e, então, surgiu a iniciativa desse movimento, cuja finalidade é viabilizar negociações com o Governador, explicar como é o funcionamento do setor e encontrar o equilíbrio para a retomada das atividades", disse Gabrielle Signor Rodrigues, presidente do Bento Convention Bureau de Bento Gonçalves e integrante da comissão de Eventos Externos da 17ª Fenavinho, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.