Escolas de Viamão contarão com material pedagógico produzido por indígenas Mbyá-Guarani

Escolas de Viamão contarão com material pedagógico produzido por indígenas Mbyá-Guarani

Materiais foram distribuídos às 61 instituições de ensino do Município, como compensação ambiental pela duplicação da BR 116

Fernanda Bassôa

Rede tem para 2021 aproximadamente 27 mil alunos

publicidade

Os estudantes da rede municipal de Viamão, a partir do dia 8 de março – data programada para o início do ano letivo, em sistema híbrido – contarão com kits de artesanato produzidos pela comunidade indígena Mbyá-Guarani. As esculturas em madeira de animais silvestres, colares, maracá, cestas e material didático, devidamente acondicionados em uma sacola ecológica, foram distribuídas às 61 instituições de ensino do Município.

A Prefeitura de Viamão explica que, com a duplicação da BR 116 – estrada que concentrava a venda dos artesanatos feitos por integrantes da aldeia Mbyá-Guarani – os pontos de comercialização foram suprimidos. Como compensação ambiental, as empresas executoras das obras adquiriram os kits de artesanato e doaram para o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, que, por sua vez, distribuiu os kits aos municípios da Região Metropolitana como complementação de material didático e pedagógico. 

A Secretária Municipal de Educação, Márcia Culau, diz que o retorno das aulas vai ocorrer sob o cumprimento de rígido protocolo sanitário. Segundo ela, a rede tem para 2021 aproximadamente 27 mil alunos.  

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895