Prefeitura lança o Programa Acelera Passo Fundo

Prefeitura lança o Programa Acelera Passo Fundo

Medidas previstas para serem implementadas nos próximos três meses buscam incentivar o empreendedorismo e a geração de empregos

Agostinho Piovesan

Prefeito Pedro Almeida (E) detalhou o pacote de ações nesta quarta-feira

publicidade

Um pacote de medidas que serão implementadas nos próximos três meses para fomentar o desenvolvimento econômico de Passo Fundo foi detalhado nesta quarta-feira, pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida. O lançamento do Programa Acelera Passo Fundo foi apresentado durante coletiva de imprensa e que teve ainda a presença, do vice-prefeito, João Pedro Nunes e de vários secretários cujas pastas estarão envolvidas com as ações.

O programa é constituído de um pacote de medidas que visam fomentar o desenvolvimento econômico na cidade e tem entre os objetivos, o incentivo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda e com isso superar os problemas econômicos determinados pela pandemia do Covid-19.

Segundo o prefeito, o poder público tem que ser o facilitador dos novos negócios. “O Acelera Passo Fundo é uma ação imediata, que vai agilizar os processos, permitindo maior celeridade nas liberações e nos licenciamentos, pois nós precisamos garantir que quem deseja empreender em nosso município, possa fazer isso rapidamente”, disse.

Na avaliação da administração, a implementação das ações destravará processos burocráticos que impedem a agilidade de inúmeras atividades e dificultam a abertura de novos negócios. “Nós temos vários empreendimentos, principalmente, em áreas como o da construção civil, que querem iniciar as obras e, assim, gerar emprego e renda, mas acabam encontrando dificuldades burocráticas”, afirmou Almeida. Ele disse, ainda, que é preciso despertar a economia, garantindo que os passo-fundenses possam ter trabalho e melhores condições de vida.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, no pacote de medidas consta a criação de um escritório para analisar projetos especiais, como a abertura de distritos industriais e de centros de distribuição no município. “Esse será um esforço de várias secretarias para que os projetos tenham agilidade”, afirma.

As medidas previstas incluem a organização de um mutirão para a liberação de obras, a criação de uma força-tarefa para facilitar processos pró-empreendedorismo, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural,  a implementação do processo de alvará on-line para micro e pequenos empreendedores e a criação de um escritório para projetos especiais para agilizar os processos.

O pacote inclui o Programa Acelera ITBI, para agilizar as guias dos imóveis sem débito ou divergências nos cadastros, a criação de um programa de acesso ao microcrédito e a execução do Programa Amplifica II, em parceria com a instituição privada de ensino IMED, para conectar empresas e profissionais especializados da área de gestão.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895