Passo Fundo terá segunda unidade de atendimento Covid-19

Passo Fundo terá segunda unidade de atendimento Covid-19

Na próxima segunda-feira, passa a funcionar o Centro de Atendimento Integral à Saúde Boqueirão

Agostinho Piovesan

O prefeito Pedro Almeida anunciou ampliação das estruturas de atendimento ao coronavírus ao lado da secretária de Saúde, Cristine Pilati

publicidade

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, anunciou a implantação de uma nova unidade de saúde para atender casos de Covid-19. A partir de segunda-feira, o Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) Boqueirão funcionará como a segunda unidade para receber pessoas com sintomas de gripe.

Almeida se reuniu na segunda-feira com a secretária de Saúde, a médica Cristine Pilati, quando foram acertados os detalhes para que o local possa receber pessoas com sintomas gripais e assim desafogar o Cais Petrópolis, única estrutura utilizada apenas para atendimento de moradores com suspeita de coronavírus.

“A criação de uma nova unidade intensifica o enfrentamento à pandemia e ao estabelecermos uma unidade de saúde no outro lado da cidade, buscamos desafogar o Cais Petrópolis e facilitar o acesso ao serviço, ampliando e qualificando os atendimentos à população”, disse Pedro Almeida. O chefe do Executivo informou que a nova unidade já conta com médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros e, para reforçar o grupo serão, remanejados para o local profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Independente, da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Nenê Graeff e do Ambulatório de Especialidades.

O atendimento do Cais Boqueirão será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Cais Petrópolis

Ao anunciar a criação de um novo centro de atendimento, o prefeito, Pedro Almeida, também informou que o Cais Petrópolis - unidade de referência para Covid-19 desde março do ano passado - será reestruturado. Entre as mudanças cita a ampliação da equipe para atender a população.

A Administração Municipal informou que, atualmente estão alocados na unidade Cais Petrópolis, 10 enfermeiros, 12 técnicos em enfermagem, 24 médicos e seis farmacêuticos. O Cais Petrópolis atende 24 horas. Até agora no local já foram realizados mais de 25 mil atendimentos. Além disso, recentemente convocados, mais 10 médicos integram o quadro da saúde e devem dar suporte ao Cais Boqueirão, a nova estrutura no combate ao Covid-19.

Boletim Epidemiológico

O último Boletim Epidemiológico registra que a cidade com 204 mil habitantes soma 225 mortes pelo coronavírus, 814 casos ativos e 547 em análise. Além disso, 23 pacientes estão internados em UTIs e 60 em leitos clínicos.

A cidade registra, ainda, 180 óbitos de pessoas de outros municípios e que foram internadas nos hospitais da cidade, que é um polo regional na área da saúde. Com isso o total de pessoas que morreram de Covid-19 em Passo Fundo, desde o início da pandemia, soma 405.

Passo Fundo contabiliza 14.416 casos confirmados com a doença e 13.377 recuperados. O número total de pessoas que testaram positivo é de 37.784.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895