Cidades

Obra da bacia de amortecimento para conter as cheias está com 80% do projeto concluído, em Esteio

Resíduos retirados durante a escavação estão sendo levados para uma área dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no bairro Novo Esteio

Com a mudança na rede de drenagem, também foi realizada a repavimentação da Rua Rio Grande
Com a mudança na rede de drenagem, também foi realizada a repavimentação da Rua Rio Grande Foto : Leo Henrique / Prefeitura de Esteio / CP

Uma das intervenções mais importantes do Programa Esteio Resiliente, que integra as executadas pela administração para minimizar os problemas das cheias, a Bacia de Amortecimento que está sendo implementada entre a Rua dos Lírios, Rua Bento Gonçalves e a Avenida Brasil, no bairro São Sebastião, ultrapassou os 80% de trabalhos realizados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Governança e Gestão, cerca de 56 mil metros cúbicos já foram escavados. A área total será de 69,3 mil metros cúbicos, com capacidade de reservar 58,4 mil metros cúbicos, o equivalente a 58,4 milhões de litros.

Nesta semana, operários da SS Construções, empresa contratada no processo de licitação, trabalhavam na escavação da área, localizada em um terreno de 100 mil metros quadrados. O material residual retirado está sendo transportado para aterro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no bairro Novo Esteio.

Nesta obra, já foram feitas a substituição de tubos antigos de três redes de drenagem da região, que eram de concreto, por tubos de PVC. Essas redes, que levavam a água da chuva para o arroio Esteio, agora possuem o fluxo invertido, levando as águas para a bacia de amortecimento.

Com a mudança na rede de drenagem, também foi realizada a repavimentação da Rua Rio Grande, no trecho entre a Rua dos Lírios, junto à rótula entre a Avenida Brasil até a ponte sobre o Arroio Esteio, entre os bairros São Sebastião e Liberdade, evitando o acúmulo de água e pontos de alagamentos.

O Programa Esteio Resiliente

Ao longo dos próximos anos, Esteio vai investir R$ 55 milhões em 20 intervenções para diminuir o impacto das enchentes na cidade, que sofreu frequentemente com os impactos de chuvas fortes. Deste valor, R$ 30 milhões serão oriundos de empréstimo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O restante será retirado dos cofres municipais.

Parte mais "visível" do programa, que prevê ações em três diferentes eixos (obras de infraestrutura, medidas não estruturais e aumento da capacidade de resposta), estão previstas 20 intervenções em toda a cidade junto aos arroios Esteio e Sapucaia, como construção e ampliação de bacias de contenção, que vão permitir a reservação de 170 milhões de litros de água; edificação de taludes e diques; e aprofundamento de cursos d'água. Cada uma das intervenções será realizada de forma independente.