As obras no corredor humanitário estão 70% concluídas, e mais uma etapa pode ser concluída nesta semana, segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi) de Porto Alegre. De acordo com a pasta, em função da chuva da última segunda-feira, uma parte do asfalto na rua da Conceição não pôde ser concluída, mas a depender das condições climáticas, isto pode ser terminado nos próximos dias.
Em seguida, ocorre a fresagem e asfaltamento na parte de cima, no caminho da elevada da Conceição, e, com isso, pode haver bloqueio parcial em determinados períodos no trecho da rua da Conceição, sentido Centro-bairro, na saída da avenida Júlio de Castilhos. O processo será acompanhado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Construído para ser um caminho emergencial para o Centro Histórico da Capital durante a etapa mais crítica das enchentes de 2024, permitindo a passagem de determinados veículos levando itens e serviços humanitários, o corredor acabou se tornando permanente, e recebe melhorias desde então, com investimento orçado de R$ 1,4 milhão e execução pela empresa Sultepa.
O percentual de conclusão é o mesmo informado pela Smoi no final de setembro, em que, segundo o titular da secretaria, André Flores, as melhorias na pavimentação estavam em andamento na ocasião. Na fase atual, considerada a última, está sendo feito o pavimento de cerca de 400 metros do corredor, com ajustes nos níveis do asfalto e na inclinação transversal da pista. Na parte inferior, na interseção da avenida Júlio de Castilhos com a rua da Conceição, já foram concluídas readequações de curvas e meios-fios, e haverá nova sinalização.
No lado da Estação Rodoviária, pela avenida Castello Branco, está em fase final a instalação das barreiras new jersey e a drenagem da via. No acesso pela rua da Conceição, seguem os trabalhos de consolidação das estruturas de concreto com barras de ferro, enquanto os reparos nos taludes já foram finalizados. As obras como um todo devem ser concluídas em dezembro.