Último Menu Poa de 2023 debate relação entre medicina e vida
Médio e professor Gilberto Schwartsmann palestrou nesta terça-feira no Palácio do Comércio
publicidade
O último Menu Poa do ano proporcionou uma importante reflexão sobre relação direta entre o bem-estar físico e as escolhas que fazemos em nossos caminhos de vida. A partir desta proposta de debater, o médico e professor Gilberto Schwartsmann conduziu o painel “Saúde e Destino”, promovido nesta terça-feira na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).
O tradicional evento realizado pela entidade destacou a relação entre medicina e vida. E a prevenção, o autocuidado e a troca de informações com o profissional de saúde são imprescindíveis para a qualidade de vida. “Na saúde existem coisas que, se nós fizermos, morreremos menos. Vale a pena viver mais com saúde, para isso o diagnóstico precoce é a melhor estratégia”, defende o especialista.
Schwartsmann trouxe dados sobre doenças cardiovasculares e o câncer, que segundo ele representam a metade das mortes que ocorrem anualmente no Rio Grande do Sul. E alertou sobre os riscos da hipertensão arterial, da diabetes e da obesidade. “Entre 25% e 30% da população do Brasil sofre com a chamada pressão alta, que é o fator de risco mais importante como causa que contribui para morte no planeta. E tratar a população reduz mortes. Consultas de rotina detectam estes inimigos silenciosos da nossa saúde”, enfatizou.
A prática da atividade física também foi exaltada pelos benefícios que oferece à saúde física e mental. “A atividade reduz vários tipos de doenças cardiovasculares, pode interferir de forma benéfica em alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças psiquiátricas, como depressão. A resposta do tratamento medicamentoso é sempre melhor em quem mantém atividade física”, completou.
Hábitos alimentares, tabagismo e ingestão de álcool também foram abordados. “Todos são causas de doenças do coração”, lembrou Schwartsmann, que fez um apelo especial para que as pessoas realizem exames preventivos e defendeu a eficácia da cobertura vacinal de jovens e adultos.
Para homens e mulheres presentes no encontro, o oncologista pediu que a saúde do intestino seja acompanhada. “Isso rediz dramaticamente o número de casos, porque as lesões suspeitas, as pré-câncer, encontradas no exame são removidas na mesma hora”.
Ao público masculino, ficou a recomendação para a realização do exame da próstata. “O PSA é um exame que avalia possível alterações a partir de amostra do sangue. Pelo PSA, pegamos cedo a doença, o que salva vidas”.
No encerramento o especialista destacou que a saúde mental passa pelo autocuidado. “Não há novidade, as pessoas têm que tentar ser feliz, buscar as coisas boas, que dão prazer e sentido à vida de cada um, seja um hobby, uma atividade de lazer, por exemplo. As pessoas com saúde conseguem viver mais, desfrutar da felicidade, por exemplo, ver um filho se formar ou netinho crescer”.
Fomento ao debate
A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou a relevância do convite a Schwartsmann, lembrando que os convidados estavam na companhia de “um médico oncologista destacado, um cientista com amplo conhecimento sobre a vida”.
“Ao longo de 2023 pautamos em nossas reuniões-almoço uma série de temas que dizem respeito ao dia a dia da nossa cidade, do Estado e do País. Nós entendemos que uma entidade é uma fomentadora de conhecimentos e informações, portanto formamos um cenário de boas trocas e assim continuará sendo”, reforçou Suzana.
O convidado
Gilberto Schwartsmann é oncologista, membro das academias Nacional e Sul-Rio-Grandense de Medicina e professor-orientador do curso de pós-graduação em Medicina e Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Ufrgs.