Assinado em Porto Alegre projeto para beneficiar 150 jovens com qualificação profissional

Assinado em Porto Alegre projeto para beneficiar 150 jovens com qualificação profissional

Parceria da Prefeitura com CIEE-RS irá atender inicialmente 46 jovens a partir de janeiro de 2024

Felipe Faleiro

Prefeito Sebastião Melo assinou termo de cooperação com órgão nesta terça

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre assinou na manhã desta terça-feira um termo de cooperação com o Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS) para a realização do Programa Jovem 360 na Capital. Iniciativa do CIEE-RS, o projeto, com previsão de início para janeiro de 2024, permitirá que 150 jovens inscritos no CadÚnico em situação de vulnerabilidade social, e com idades entre 14 e 29 anos, possam receber qualificação profissional e serem encaminhados para vagas de estágio, de trabalho ou ainda montar o próprio negócio.

O ato de assinatura teve a presença do prefeito Sebastião Melo, secretários municipais e autoridades ligadas ao órgão. A seleção dos jovens será feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e os selecionados passarão por avaliações médicas e educacionais, antes de serem encaminhados ao programa, com acompanhamento de 12 meses do CIEE-RS. As atividades ocorrerão na unidade do CIEE-RS da avenida Borges de Medeiros, 328, no Centro Histórico, e nas quadras esportivas da orla do Guaíba.

“Queremos agradecer a parceria com o CIEE-RS por sua contribuição para fomentar a inovação na gestão pública, a partir da sua expertise em seleção e formação de jovens”, afirmou o secretário municipal de Administração e Patrimônio (Smap), André Barbosa, pasta responsável pela adesão da Prefeitura ao programa. Já as atividades esportivas terão responsabilidade da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Para o prefeito Melo, a maior obra de uma cidade é a “inauguração de pessoas”. “Assim como os programas que lançamos já nas últimas semanas, seguiremos com as parcerias que pensam no futuro de Porto Alegre, ou seja, pensam nos nossos jovens”, disse ele. 

De acordo com o CIEE-RS, estão sendo investidos R$ 3 milhões. “Tenho certeza absoluta do sucesso deste programa porque vai ajudar o jovem que tem dificuldade, está em situação de vulnerabilidade, e vai ter a oportunidade de estudar e ir para o emprego, ter uma vida mais digna e melhor, pela sua vida e pela sua família”, salientou o presidente do CIEE-RS, Marivaldo Antonio Tumelero. Até o momento, 46 pessoas já estão inscritas para a formação da primeira turma. A partir de março de 2024, o Jovem 360 também ocorrerá em Santa Maria, onde serão atendidos mais cem jovens, e em São Leopoldo, com 50 vagas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895