Rio dos Sinos tem elevação de 2 cm após retorno da chuva em São Leopoldo

Rio dos Sinos tem elevação de 2 cm após retorno da chuva em São Leopoldo

Acumulado de chuvas de setembro até o momento é de 305mm na cidade

Correio do Povo

Nível do rio ainda não representa riscos para os municípios

publicidade

Apesar do retorno das chuvas nessa segunda, o nível do Rio dos Sinos registrou uma pequena elevação e chegou a 4,35m em São Leopoldo, 2cm a mais em relação ao registrado na noite de ontem. A Defesa Civil Municipal realizou a medição às 8h30m, desta terça-feira,19. A marcação é feita na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia. 

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24h choveu 31mm no município. O acumulado de chuvas no mês de setembro até o momento é de 305mm, superando a média histórica de 30 anos para o período, quando registrou 179mm. 

As autoridades consideram que, por enquanto, não há riscos. Porém, o momento exige o monitoramento conforme disposto no Plano de Contingência para Inundações (Placon). O nível do Sinos está a um metro abaixo do status de alerta. 

Na cidade de Taquara, o nível do Rio dos Sinos está em 3,63m. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Alessandro Santos, o rio está um pouco fora da calha, mas não atinge nenhuma residência. O Rio Paranhana continua seguindo seu curso normalmente, sem alagamentos. A cidade não registrou queda de granizo, nem vento excessivo. 

Em Campo Bom, o nível apresenta leve declínio desde o início desta semana. Na segunda-feira, ele marcava 6,26m e na manhã desta terça estava em 6,16m. De acordo com a Prefeitura, não houve nenhuma ocorrência fora do normal. 

Não há registro de desabrigados ou desalojados nessas cidades. 

* Com informações da repórter Fernanda Bassôa


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895