Guaíba ultrapassa novamente a cota de inundação na Ilha da Pintada
População da área tem convivido com sucessivos alagamentos
publicidade
Com novos registros de chuvas em Porto Alegre, o Guaíba ultrapassou novamente a cota de inundação na região da Ilha da Pintada, estando em 2,36m nesta terça-feira, de acordo com dados divulgados pela Defesa Civil da Capital. Na área do Cais Mauá, a medição aponta 2,60m - acima da cota de alerta, mas abaixo da cota de inundação, de 3m.
🚨Atualização dos dados de hoje (19/09) às 7h, da medição do Guaíba:
— Defesa Civil de Porto Alegre (@defesacivilpoa) September 19, 2023
📏Régua automática SEMA
Cais Mauá 👉 260cm
Cota de Alerta: 250cm
Cota de Inundação: 300cm
📏Régua MANUAL
Ilha da Pintada 👉 236cm
Cota de alerta: 200cm
Cota de Inundação: 220cm
Um alerta sobre a possibilidade de chuvas volumosas e inundações nas regiões ribeirinhas foi emitido pela Defesa Civil no início da tarde dessa segunda-feira. Os agentes do órgão e das subprefeituras realizaram vistorias nas áreas mais próximas às águas.
"Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça-feira na Capital. Atualmente, o vento sopra na direção Sudeste - o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba. Seguimos mobilizados com todos os órgãos de pronta-resposta para dar assistência aos moradores de todas as regiões", afirma o Cel. Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.
A população das ilhas tem convivido com sucessivos alagamentos. Enquanto isso, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) reativou, de maneira preventiva, o abrigo provisório na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros.
A elevação do Guaíba é decorrente das chuvas que caíram sobre a Capital nas últimas semanas e, também, do escoamento dos volumes hídricos do sistema Jacuí/Taquari.