Aumenta para 93 o número de municípios afetados pelas enchentes no RS
Quarenta e seis pessoas morreram e outras 46 seguem desaparecidas no Estado
publicidade
O novo balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado no início da tarde desta segunda-feira, indica que com a adição de Capão do Cipó, aumentou de 92 para 93 o número de municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Quarenta e seis pessoas perderam a vida por conta das enchentes e outras 46 seguem desaparecidas, sendo 30 em Muçum, oito em Lajeado e oito em Arroio do Meio.
Confira abaixo a relação de municípios com óbitos:
Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 1
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 11
Santa Tereza: 1
O balanço mostra que o número de pessoas afetadas pelas chuvas está em 340.928, com 924 feridos, 4.794 desabrigados e 20.498 desalojados. Desde o início dos trabalhos das autoridades no Estado, 3.130 pessoas já foram resgatadas.
Um novo episódio de chuva extrema vai atingir o Rio Grande do Sul nesta semana, de acordo com informações da MetSul Meteorologia. A projeção é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e do Sul, com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro.
Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que os volumes de chuva mais elevados neste episódio de precipitação tendem a se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, podendo se estender ao Centro.