Prefeitura de Porto Alegre garante funcionamento de comportas do Cais Mauá

Nível do Guaíba está a 60 cm de atingir 3 metros, limite para sistema ser acionado; marca quase foi alcançada em outubro de 2015

Felipe Faleiro
Marca se manteve estável em 2,40 metros nesta sexta

Marca se manteve estável em 2,40 metros nesta sexta

publicidade

Após os temporais do começo da semana, a preocupação com o nível do Guaíba, em Porto Alegre, está redobrada. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), há 14 portões que fazem parte do sistema de contenção de cheias do curso d’água, que é acionado quando o nível atinge a marca de três metros. Nesta sexta-feira, no final da manhã, a marca se manteve estável em 2,40 metros, e, no máximo, havia alcançado 2,47 metros por volta do meio-dia de quinta.

“Em 2019, os portões foram todos restaurados, com remoção de oxidações, pintura, recuperação dos trilhos e sistemas de movimentação”, observou o órgão, em nota. Antes, a última vez em que o sistema quase foi acionado ocorreu em 17 de outubro de 2015, quando a medição alcançou 2,94 metros. Esta enchente é relembrada até hoje, tanto pelos moradores da Capital, especialmente região das ilhas, quanto no município vizinho de Eldorado do Sul.

Ainda de acordo com o Dmae, a operação de acionamento “é complexa e demanda mais de uma equipe do departamento”, observando que o nível segue em monitoramento. “Se for necessário, as comportas serão fechadas”. A marca de oito anos atrás havia sido também a maior desde o ano de 1967, conforme disse na ocasião o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). Também em 2015, as águas invadiram áreas como a orla do bairro Ipanema, na zona Sul, Parque Marinha do Brasil e região da Usina do Gasômetro.

Veja Também

Em 2020, o Dmae realizou testes de fechamento das comportas dos portões 7, junto à rua Cel. Vicente, no Centro Histórico da Capital, e 11, na avenida Castelo Branco, próximo à Estação São Pedro da Trensurb. Na época, foi realizado o acionamento hidráulico das estruturas, com o auxílio de um caminhão e de um motor, este instalado apenas quando há a necessidade de abrir ou fechar as estruturas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895