Nível do Guaíba segue subindo, mas situação ainda está sob controle, diz Melo

Equipes da gestão municipal trabalham na região das ilhas e oferecem acolhimento a moradores em região de risco

Correio do Povo
Situação na região das Ilhas começa a ficar problemático

Situação na região das Ilhas começa a ficar problemático

publicidade

Mesmo com a possibilidade de inundações em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo tranquilizou os cidadãos da Capital. "A cidade neste momento ainda está sob controle", afirmou o Melo durante passagem ao Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), onde acompanhou o monitoramento que é realizado na cidade.

No estaleiro da Ilha da Pitada, a água está em 1,92 metro. O alerta ocorre quando o nível chega em 2 metros. A  inundação acontece a partir de 2,20 metros. Diante do cenário, equipes da Prefeitura realizam ações de apoio à população frente à possibilidade de inundações na região das Ilhas e na Zona Sul da Capital.

A tentativa do acolhimento é realizada principalmente na região das Ilhas. Na região, o nível dos rios Jacuí e Delta do Jacuí, que desembocam no Guaíba, aumenta, conforme alerta emitido pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira.

"É convencer as pessoas de antes de vir muita água a aceitar o acolhimento. Quando vem a água e as pessoas não aceitam o acolhimento, aí temos que agir e tentar salvar o que pode dos pertences e, principalmente, vidas", disse Melo. 

Veja Também

Na região das Ilhas dos Marinheiros, Flores e Pintada, os retornos da BR 290 (entre o quilômetro 100 e 104) foram bloqueados pela Polícia Rodoviária Federal devido ao alagamento. As alternativas para o retorno são no km 98 (em frente ao antigo posto do ICMS) e no km 107 (em Eldorado do Sul).

'O rio vai continuar subindo, se chegar a 2 metros começa a ficar problemático", explicou Melo, que reiterou providências se o cenário piorar.  "Quando vem a água e as pessoas não aceitam sair, bom aí nós temos que agir e dizer "aqui você não vai pode ficar. Vamos tentar salvar o que puder dos seus pertences mas acima de tudo precisamos salvar vidas".

Na área do Cais Mauá o nível da água está em 2,40 metros. Com 2,50 metros já é considerado alerta e com 3 metros, inundação. 

Doações

A partir desta quinta-feira, 7, o Gabinete da Primeira-Dama estará recebendo doações para repassar aos municípios atingidos pelas enchentes no Estado em dois pontos. São solicitados material de higiene e de limpeza, cobertores, produtos de cama, mesa e banho, colchões e água. “Estamos solidários com todos os municípios afetados pelos temporais e vamos ajudar no que for preciso”, pontuou Valéria Leopoldino.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895