Lula coloca governo federal à disposição para auxiliar cidades gaúchas atingidas pela enchente
Presidente prometeu presença da Defesa Civil nos locais mais prejudicados
publicidade
O presidente Lula se manifestou sobre a enchente que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul entre essa segunda e esta terça. No programa "Conversa com o Presidente", ele falou das situações de municípios da Serra e do Norte do Estado e garantiu auxílio federal.
"Agora, temos excesso de chuva. Choveu muito em diversas regiões, tem alagamento e pelo que vi há mortos. Eu quero dar um comunicado ao povo do Rio Grande do Sul dizendo que o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. Gostaria de dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde existir um problema o governo federal estará pronto para ajudar as pessoas", assegurou.
Lula lembrou que, no primeiro semestre, uma comitiva de ministros esteve no estado para ver os prejuízos com a estiagem que afetou 400 municípios e impactou a produção agrícola. Em fevereiro, o governo federal liberou R$ 430 milhões para ações de mitigação. Em março, 12 cidades gaúchas afetadas pela seca receberam socorro de mais R$ 2,2 milhões.
Para o presidente, essas ocorrências extremas são um alerta de que a questão do clima não é uma questão menor. “Não é uma questão de professor de universidade, não é uma questão de ambientalista, é uma questão da humanidade, do planeta estar sofrendo as consequências da irresponsabilidade do ser humano”, disse, reafirmando que tem o projeto de colocar o tema das mudanças climáticas no currículo escolar.
Mais cedo nesta terça, Lula usou o Twitter para prestar solidariedade às famílias que perderam pessoas na enchente no RS.
Queria prestar minha solidariedade a população do Rio Grande do Sul, que está vivendo as fortes chuvas que já causaram a morte de ao menos quatro pessoas. O chefe da defesa civil vai ao estado para ajudar a remediar os problemas causados pelas fortes chuvas. Faremos de tudo para…
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2023