Mais um trecho de talude cai pelas fortes chuvas na avenida Ipiranga, em Porto Alegre
Local não é distante do trecho da ciclovia que também desmoronou no último dia 12 de julho
publicidade
Um talude junto ao Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, próximo à Silva Só, caiu no final da manhã desta segunda-feira, no sentido bairro ao Centro, em razão das fortes chuvas que atingem Porto Alegre desde a noite de ontem. O local não é distante do trecho da ciclovia que também desmoronou na Ipiranga, no último dia 12 de julho, também pelas chuvas intensas. O trânsito é complicado no trecho, e equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham para auxiliar no trânsito das vias próximas.
De acordo com o monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), a régua de medição do Cais Mauá, no Centro Histórico, havia anotado 61,6 milímetros apenas nas 24 horas anteriores ao começo da manhã de hoje, o que elevou o nível do Guaíba em 19 centímetros em um período de sete horas. A MetSul Meteorologia havia alertado que apenas a chuva desta semana deve superar a média de precipitações do mês de setembro na Capital, com volumes “excessivamente altos”, advertiu a consultoria. Ao longo do dia, a chuva é de 150 milímetros até o começo da manhã desta terça-feira, conforme o modelo meteorológico europeu, ainda segundo a MetSul.
Procurada, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) informou que deverá emitir nota sobre a situação ainda nesta tarde em conjunto com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). No interior gaúcho, o excesso de chuvas causou quatro mortes até o momento, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano e outra em Passo Fundo.