Ritmo acelerado de construção dos piquetes toma conta do Acampamento Farroupilha

Ritmo acelerado de construção dos piquetes toma conta do Acampamento Farroupilha

Vistorias para concessão dos PPCIs ocorre entre quarta e quinta-feira da próxima semana

Felipe Faleiro

No piquete Liberdade, trabalho de montagem deve encerrar ainda neste domingo

publicidade

O Acampamento Farroupilha de Porto Alegre está em ritmo acelerado de montagem das estruturas. Todos os 232 piquetes inscritos na edição deste ano do evento já ingressaram no Parque Harmonia. A GAM3 Parks, concessionária administradora do parque, diz esperar que tudo esteja pronto a tempo para o tradicional evento, que vai da próxima sexta-feira até 20 de setembro. Antes, porém, entre a quarta e quinta-feira, é necessária a inspeção do Corpo de Bombeiros para a emissão dos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI).

Após, os locais serão liberados para uso definitivo durante o acampamento. Grande parte das barracas de comercialização de alimentos já está pronta e operando, bem como lojas temporárias de venda de indumentárias e outros itens alusivos à cultura gaúcha. Os próprios piqueteiros se organizam com ações internas durante o evento. A fim de acelerar os trabalhos, já que, pela primeira vez, a entrada dos piqueteiros ocorreu por fases, em três momentos ao longo de agosto, muitos piqueteiros contrataram empreiteiras ou empresas especializadas em montagem.

Foi o caso do piquete Liberdade, do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O patrão Tiago Amaral contou que havia por volta de 12 pessoas ajudando na montagem, e que o serviço terminaria hoje mesmo, depois de duas semanas de muito trabalho. “Com as mudanças promovidas no parque no último ano, recebemos o lote ao lado de onde sempre nos instalávamos. Mas foi uma questão de adaptação”, afirmou Amaral, cujo piquete funciona no Harmonia há 23 anos.

Perto do meio-dia, muitos piquetes preparavam a carne para o churrasco, enquanto alguns, a exemplo deste piquete, também carregavam toras de madeira, além de materiais de construção como serras, serrotes, lixas, entre outros. A organização do acampamento divulgou que mais de cem atrações culturais já estão confirmadas, mas ainda não há a programação segmentada por dia do evento, que tem como lema a preservação, tradição e confraternização.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895