Parque Osório recebe grande público na Festa da Cavalaria em Tramandaí
Espetáculo celebra os feitos do Marechal Osório ao longo da história do Brasil
publicidade
Força, destreza e capacidade militar foram demonstradas na Solenidade Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria (SNAPAC), celebrada na manhã do último sábado, e de forma tradicional todos os meses de maio, em honra ao 215º aniversário de nascimento do Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal Manoel Luis Osório. O evento ocorreu no Parque Histórico Marechal Osório, em Tramandaí, no Litoral Norte, onde se localiza o mausoléu do marechal.
Também conhecido como Festa Nacional da Cavalaria, o evento, organizado pelo Comando Militar do Sul (CMS), por meio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o Comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, entre outras autoridades militares.
VÍDEO | Festa da Cavalaria realizada hoje (13) em Tramandaí. O evento foi organizado pelo Comando Militar do Sul (CMS), por meio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG)
— Correio do Povo (@correio_dopovo) May 13, 2023
🎥 @felipefaleiro pic.twitter.com/eWaHWfoltX
Entre os civis, estiveram o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, e a trineta do Marechal Osório, Stella Francisca Osorio Bertaso, que, em cerimônia, depositou flores no túmulo de seu antepassado. Com o sol e a temperatura amena, o parque lotou para receber o público de cerca de 20 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito. O espetáculo em si, inteiramente aplaudido, celebra os feitos do marechal ao longo da história do Brasil.
Foto: Guilherme Almeida
O cerimonial do evento também contou com a tradicional apresentação da lança original recebida por Osório por ocasião do salvamento de seu comandante durante a Batalha de Sarandi, em meio à Guerra da Cisplatina, em 1825. O objeto hoje integra o acervo do 3º RCG, também conhecido como Regimento Osório, em Porto Alegre. Parte do efetivo de helicópteros, blindados e carros de combate foi exibido, seguido da apresentação de cavalos e cavaleiros e a tradicional carga, em que os participantes da cerimônia simulam um movimento de batalha, avançando rapidamente pelo campo de demonstração.
Após a celebração, foi servido um almoço aos convidados e o público em geral pôde conferir os veículos estacionados. "Marechal Osório é um ícone da nossa história, um legendário. É o exemplo mais caro que temos de heroísmo, bravura, intrepidez e arrojo. Ele representa o espírito de todos os cavalarianos do Exército. A impetuosidade de Osório nos inspira em todos os momentos da vida. Quero cumprimentar o público e o Comandante Militar do Sul por esta festa bonita e maravilhosa", disse o general Tomás.
Já o comandante do Comando Militar do Sul agradeceu a presença do chefe do Exército Brasileiro e disse que todos os equipamentos são trazidos ao evento. "Estamos muito felizes em poder celebrar esta ação junto à comunidade, realizando esta Festa Nacional. Trazemos aqui todo o valor do Exército em homenagem à Arma de Cavalaria", salientou o general Hertz. O oficial de cavalaria Gustavo Vasques, 75 anos, esteve acompanhado da esposa, Marisa Rodrigues, 67. Ambos são de Porto Alegre.
"A cavalaria é mais importante do que qualquer coisa, há um sentimento de respeito muito grande. Se você observar, todos, idosos e pessoas mais novas, estavam vibrando", disse Gustavo. O vendedor Edson Bossle esteve no evento com a esposa, a professora Evanise Bossle e o filho do casal, Henrique Bossle, 17 anos. "Gosto de vir e viemos todos os anos, quando possível. Só achamos que deveria ser melhor divulgado nas escolas do município, para incentivar ainda mais crianças e famílias a participar. De resto, está muito bonito", comentou Edson.
Foto: Guilherme Almeida