Parque Osório recebe grande público na Festa da Cavalaria em Tramandaí

Parque Osório recebe grande público na Festa da Cavalaria em Tramandaí

Espetáculo celebra os feitos do Marechal Osório ao longo da história do Brasil

Felipe Faleiro

Força, destreza e capacidade militar foram demonstradas na solenidade

publicidade

Força, destreza e capacidade militar foram demonstradas na Solenidade Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria (SNAPAC), celebrada na manhã do último sábado, e de forma tradicional todos os meses de maio, em honra ao 215º aniversário de nascimento do Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal Manoel Luis Osório. O evento ocorreu no Parque Histórico Marechal Osório, em Tramandaí, no Litoral Norte, onde se localiza o mausoléu do marechal.

Também conhecido como Festa Nacional da Cavalaria, o evento, organizado pelo Comando Militar do Sul (CMS), por meio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o Comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, entre outras autoridades militares.

Entre os civis, estiveram o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, e a trineta do Marechal Osório, Stella Francisca Osorio Bertaso, que, em cerimônia, depositou flores no túmulo de seu antepassado. Com o sol e a temperatura amena, o parque lotou para receber o público de cerca de 20 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito. O espetáculo em si, inteiramente aplaudido, celebra os feitos do marechal ao longo da história do Brasil.


Foto: Guilherme Almeida

O cerimonial do evento também contou com a tradicional apresentação da lança original recebida por Osório por ocasião do salvamento de seu comandante durante a Batalha de Sarandi, em meio à Guerra da Cisplatina, em 1825. O objeto hoje integra o acervo do 3º RCG, também conhecido como Regimento Osório, em Porto Alegre. Parte do efetivo de helicópteros, blindados e carros de combate foi exibido, seguido da apresentação de cavalos e cavaleiros e a tradicional carga, em que os participantes da cerimônia simulam um movimento de batalha, avançando rapidamente pelo campo de demonstração.

Após a celebração, foi servido um almoço aos convidados e o público em geral pôde conferir os veículos estacionados. "Marechal Osório é um ícone da nossa história, um legendário. É o exemplo mais caro que temos de heroísmo, bravura, intrepidez e arrojo. Ele representa o espírito de todos os cavalarianos do Exército. A impetuosidade de Osório nos inspira em todos os momentos da vida. Quero cumprimentar o público e o Comandante Militar do Sul por esta festa bonita e maravilhosa", disse o general Tomás.

Já o comandante do Comando Militar do Sul agradeceu a presença do chefe do Exército Brasileiro e disse que todos os equipamentos são trazidos ao evento. "Estamos muito felizes em poder celebrar esta ação junto à comunidade, realizando esta Festa Nacional. Trazemos aqui todo o valor do Exército em homenagem à Arma de Cavalaria", salientou o general Hertz. O oficial de cavalaria Gustavo Vasques, 75 anos, esteve acompanhado da esposa, Marisa Rodrigues, 67. Ambos são de Porto Alegre.

"A cavalaria é mais importante do que qualquer coisa, há um sentimento de respeito muito grande. Se você observar, todos, idosos e pessoas mais novas, estavam vibrando", disse Gustavo. O vendedor Edson Bossle esteve no evento com a esposa, a professora Evanise Bossle e o filho do casal, Henrique Bossle, 17 anos. "Gosto de vir e viemos todos os anos, quando possível. Só achamos que deveria ser melhor divulgado nas escolas do município, para incentivar ainda mais crianças e famílias a participar. De resto, está muito bonito", comentou Edson.

Foto: Guilherme Almeida


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895