Cidades

Patrocinio

Lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Expectativa é comercializar mais de 270 toneladas de pescado

Lançamento da feira ocorreu na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada
Lançamento da feira ocorreu na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada Foto por: Ricardo Giusti

Com a expectativa de comercializar mais de 270 toneladas de pescado, pescadores artesanais e expositores participaram neste domingo, na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada, do lançamento da 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre. A solenidade marca os preparativos para mais uma edição da feira, que será realizada em três pontos da cidade: de 3 a 7 de abril no Largo Glênio Peres e de 5 a 7 de abril na Restinga e no Belém Novo (Extremo-Sul). 

O presidente da Colônia de Pescadores Z5, Gilmar da Silva Coelho, explica que o lançamento da feira é uma forma de envolver a comunidade de pescadores, que enxerga uma boa oportunidade para comercializar os produtos nessa época do ano. “Incentiva o consumo de pescado na feira do peixe. São mais de 40 bancas de pescado, que vão contar com bancas de alimentação e de venda inclusive de peixes vivos a partir de 3 de abril”, afirma.

Segundo Coelho, as vendas durante o início de abril tradicionalmente garantem o sustento dos pescadores por um bom tempo. “É o momento do pescador melhorar a sua condição, ganhar um dinheiro e vender seu peixe. Assim como os lojistas se preparam para o Natal, os pescadores se preparam durante o período que antecede a feira”, compara. No ano passado, as vendas chegaram a 270 toneladas de pescado. “A nossa expectativa é passar disso”, destaca.

O prefeito Sebastião Melo também participou da solenidade de lançamento da feira. A feira do peixe é uma tradição, o peixe é muito saudável. Descentralizamos a feira, tem na Restinga, no Belém Novo. E é um incentivo para aqueles pescadores que tanto trabalham e precisam vender um produto de qualidade”, avalia.