Vacinação contra a Covid-19 tem movimento moderado no Centro de Saúde do IAPI

Vacinação contra a Covid-19 tem movimento moderado no Centro de Saúde do IAPI

Profissionais de saúde foram incluídos nesta terça-feira no público-alvo da vacinação

Felipe Samuel

Atualmente a unidade de saúde aplica, por dia, até 450 doses da bivalente

publicidade

No dia em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou o público-alvo para receber a vacina bivalente contra Covid-19, o Centro de Saúde IAPI, localizado na rua Valentim Vicentini, no Passo d'Areia, registrou movimento moderado de usuários nesta terça-feira. Mesmo com a inclusão de profissionais de saúde no calendário vacinal, a expectativa é de que a busca por imunizantes aumente nos próximos dias. 

O enfermeiro Eduardo de Moraes Pinto, que atua no setor de vacinas do Centro de Saúde IAPI, explica que a unidade chegou a vacinar 1,4 mil em um dia. “A gente já teve um pico de movimento quando a faixa etária chegou nos 60 anos. Chegamos a vacinar entre 1,3 mil a 1,4 mil pessoas num dia. Atualmente a gente está em torno de 400 a 450 doses só da bivalente diariamente. A maioria do público acima de 60 anos”, ressalta. 

Com a ampliação diária de público-alvo, ele avalia que o movimento deve aumentar esta semana. “Como os profissionais de apoio à saúde formam um grupo bem grande deve crescer a procura por vacinação também”, destaca, acrescentando que nesta quarta-feira está prevista a inclusão na imunização de pessoas com deficiência permanente. Conforme Moraes Pinto, a procura moderada por vacinação, inclusive de outras doenças, é reflexo de campanhas difamatórias contra as vacinas.

Já havia de modo velado um movimento antivacina que respingava nas vacinas da rotina, mas em menor proporção. Com a entrada das vacinas da Covid-19 isso tomou uma proporção que respingou na vacinação da rotina, impactou diretamente na cobertura vacinal que está bem abaixo do que é preconizado para ter um um cinturão de proteção adequado, principalmente para as crianças que são as mais vulneráveis”, alerta.

Diante desse cenário, ele reforça a importância da vacinação infantil. Tem espaço para aumentar. A gente vacina diariamente de 30 a 40 crianças para Covid, primeira, segunda e dose de reforço. A gente pode chegar a mais de 100 doses por dia, porque tem estoque, tem espaço físico, tem profissionais habilitados para fazer, a gente sabe como fazer. Então a gente tem tudo. A gente só está precisando que as pessoas venham buscar serviço”, destaca.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a eficácia do imunizante, ele explica que as vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron. Qualquer dúvida relacionada à vacina a pessoa deve procurar os canais oficiais para tirar dúvidas, como os canais da prefeitura, ou procurar profissionais do posto de saúde”, alerta.

O empresário Mauro Tornaim, 69, chegou cedo à unidade da saúde para tomar a vacina bivalente contra a Covid-19. A gente tem que se manter imunizado em relação à Covid-19. “Infelizmente é uma realidade que a gente precisa conviver e seguir tomando as doses de reforços para se manter imunizado”, afirma. “Consultei médicos e eles validaram que era importante fazer a vacina”, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895