Cidades

Patrocinio

TJ repassa R$ 86 milhões ao Estado para realização de exames e cirurgias

Recursos vão acelerar 66.863 exames e 8.881 cirurgias que hoje estão em fila de espera

Acordo visa reforçar atendimento na área de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Acordo visa reforçar atendimento na área de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Foto por: Alina Souza

A pandemia do novo coronavírus reprimiu a demanda de atendimento a pacientes diagnosticados com câncer. Para acelerar o ritmo de exames e cirurgias, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e o governo do Estado assinaram nesta segunda-feira, na sede do TJRS, em Porto Alegre, acordos que preveem repasse de R$ 86 milhões à saúde. Com foco no reforço do atendimento na área de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram assinados Termos Aditivos de Contrato com 15 hospitais gaúchos e portarias com 10 municípios. 

Os recursos doados pelo TJRS vão permitir a realização de 66.863 exames e 8.881 cirurgias. A presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, afirmou que o Poder Judiciário “não está encastelado” e explicou que a austeridade da gestão orçamentária de sucessivas gestões permitiu a doação de valores. “A Saúde é direito de todos e dever do Estado, conforme se extrai de trecho constitucional de muita valia. O Sistema Único de Saúde, cuja gestão é solidária e participativa entre a união, os estados e os municípios, se desvela como um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública sem igual no restante do mundo”, reconheceu.

Iris Helena ressaltou que o TJRS está entre os melhores do país. “Em dez anos diminuiu gastos e aumentou receita”, comparou. O governador Eduardo Leite afirmou que a injeção de recursos nas casas de saúde vai permitira ampliar a capacidade de serviços. “Tem muito a ver com a retomada da credibilidade, da confiança na execução do orçamento público do Estado à medida em que as reformas, a reorganização do Estado nos proporcionou ter certeza de que o que se viabiliza em recursos ao poder executivo será transferido para a finalidade que é desejada”, afirmou.

Conforme Leite, a aplicação dos recursos para a ampliação e realização de exames e procedimentos diagnósticos em oncologia impacta no judiciário à medida que reduzi a demanda judicial por conta da prestação de serviços na área da saúde. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, explicou que ao todo 26 instituições estarão habilitadas a receber os recursos. “Queremos diminuir o tempo de espera e, ao mesmo tempo, em conjunto com o TJRS, estaremos monitorando a redução do tempo de espera e da judicialização nesta área de acesso a serviços de oncologia no RS”, afirmou.

Hospitais que assinam termo aditivo de contrato (conforme portaria SES Nº 185/2023):

Gestão estadual:
– Hospital Santa Casa de Bagé 
– Hospital Santa Casa de Uruguaiana
– Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta
– Hospital Santa Terezinha de Erechim 
– Hospital de Caridade de Ijuí
– Hospital de Clínicas de Passo Fundo
– Hospital Santa Casa de São Gabriel 

Gestão municipal:
– Hospital Escola – UFPEL (Pelotas)
– Hospital Santa Casa (Pelotas)
– Hospital Vida e Saúde (Santa Rosa)
– Hospital Centenário (São Leopoldo)
– Hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul)
– Hospital de Caridade (Cachoeira do Sul)
– Hospital Bruno Born (Lajeado)
– Hospital Ivan Goulart (São Borja)

HOSPITAIS HABILITADOS E ELEGÍVEIS QUE ASSINAM NOVA PORTARIA SES PARA REPASSES:
GESTÃO ESTADUAL

– Hospital Santa Casa (Rio Grande)
– Hospital Santo Ângelo (Santo Ângelo)
– Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)

GESTÃO MUNICIPAL:
– Hospital de Clínicas de Porto Alegre
– Hospital Santa de Casa de Porto Alegre
– Hospital Nossa Senhora das Graças (Canoas)
– Hospital Geral de Caxias do Sul
– Hospital Pompéia (Caxias do Sul)
– Hospital Tacchini (Bento Gonçalves)
- Hospital São Lucas/ PUCRS (Porto Alegre)