Piquete inova e conquista concurso com prato a base de peixe

Piquete inova e conquista concurso com prato a base de peixe

Piquete 345: Desgarrados da República saiu do convencional

Henrique Massaro

Piquete 345: Desgarrados da República, do bairro Partenon, venceu o concurso

publicidade

Assim como na edição passada, quando o primeiro colocado do Desafio Comida Campeira da TV Record no Acampamento Farroupilha inovou com apresentando um pato ao molho pardo, o grande vencedor deste ano também optou por sair do convencional. O Piquete 345: Desgarrados da República, do bairro Partenon, em Porto Alegre, conquistou o primeiro lugar ao preparar um prato a base de peixe. O resultado foi divulgado nesta terça, em transmissão ao vivo do Piquete Correio do Povo-Grupo Record TV RS.

A comida campeira preparada foi um ensopado de jundiá e arroz com charque de traíra, que, portanto, combinou dois pescados em um mesmo prato. De acordo com o responsável pelo Piquete, José Mieres, o charque de traíra era bastante utilizado em épocas mais antigas para a conservação do peixe no sal, semelhante ao charque de carne bovina. O sabor, segundo ele, traz uma semelhança com o tradicional bacalhau. O ideia de inovar e trazer um prato com o fruto do mar veio depois que o campeão do ano passado preparou o pato ao molho pardo. “A gente procura diversificar. Existem outras opções além do convencional”, disse.

“O prato vencedor trouxe um grau de complexidade maior”, explicou o editor e colunista do Correio do Povo, Paulo Mendes, que foi jurado do Desafio juntamente com o apresentador da TV Record, André Haar, e do professor, tradicionalista e especialista em comida campeira, Octávio Capuano. Conforme Mendes, o concurso foi bastante disputado e a inovação nos pratos já vem sendo mostrada desde o ano passado, comprovando que a culinária do Rio Grande do Sul é bastante rica e não se restringe às carnes de gado. Além do grande campeão da disputa, foram conhecidos ontem os outros dois pratos melhor avaliados pelos jurados em um total de 12 concorrentes. O segundo lugar ficou com o Piquete 133: Herança Pampeana, que preparou feijão campeiro, arroz e abóbora com charque. Já a terceira colocação foi para o Piquete 363: Cabo Toco, que apresentou um prato com espinhaço de ovelha com mandioca. “Foram pratos típicos, bem apresentados e muito bem elaborados”, afirmou Capuano.

O Desafio Comida Campeira 2017 começou no dia 9 de setembro, quando foram abertas as inscrições no Piquete Correio do Povo-Grupo Record TV RS. Todos os 12 concorrente eram pertencentes a piquetes que integram o Acampamento Farroupilha.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895