Acampamento Farroupilha espera receber mais de 1 milhão de visitantes até 20 de setembro
Expectativa de organização do evento tradicionalista é de que devem passar pelo Parque Harmonia cerca de 1,2 mi de pessoas no período. Clima bom neste domingo atraiu milhares de visitantes
publicidade
Famílias reunidas, piquetes lotados, música nativista entoada de canto a canto. O Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, voltou a receber milhares de pessoas, na tarde deste domingo. Dia de céu azul e sem chuva contribuiu para atrair uma multidão de visitantes que devem chegar a 1,2 milhão, segundo a projeção da organização do evento. A expectativa da organização é que sejam consumidas cerca de 800 toneladas de churrasco até o encerramento da festa, no dia 20 de setembro.
Depois de dois anos sem Acampamento no modo presencial por conta da pandemia, muitos estavam com saudade do “ajuntamento”. É o de Larissa Matos, 26 anos, e Rodrigo Silveira, 37, que saíram de Viamão para levar as filhas ao parque. De mãos dadas, os quatro, devidamente pilchados, passearam durante a tarde, aproveitando as atrações do evento. “Sempre viemos, é enlouquecedor! As crianças, principalmente, adoram”, sorriu a mãe. A diversão que tiveram no parquinho de diversões não saía da cabeça de Amanda, nove anos. “O que mais gostei foi a roda gigante”, resumiu a menina. A caçula, Aghata, quatro anos, apenas consentiu com a cabeça, concordando com a irmã.
Integrante do Piquete Cavalhada, na zona sul da Capital, César Rosa lembrou que a fundação da entidade foi em 1993, mas frequenta o Acampamento desde a década anterior. “A gente sempre se encontrava no Harmonia. Devido aos mesmos gostos, resolvemos montar o piquete”, disse, revelando certa insatisfação com a organização do evento neste ano. “Ainda não sabemos como será o desfile, dia 20”, exemplifica.
Tradição
Para a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso Duarte, a grande movimentação no parque deste domingo demonstra o interesse e o carinho do público pelo tradicionalismo. “As atrações que tivemos aqui ao longo de todo o fim de semana, desde concursos de trova, espetáculos de poesia, música, dança, agradaram muito os visitantes. Estamos satisfeitos com a apresentação dos projetos culturais e o envolvimento das pessoas com a cultura gaúcha”, afirma. “Esses números refletem a grandeza da cultura gaúcha. Construímos uma cidade dentro de Porto Alegre economicamente ativa e capaz de impulsionar toda uma cadeia de trabalhadores”, destaca o diretor de negócios da GAM3 Parks, Vinícius Garcia.
Em 2022, comemorando 40 anos de história, a edição possui 230 piquetes de acampados e mais de 30 operações gastronômicas, incluindo duas grandes churrascarias, e feiras de artesanato. O Acampamento Farroupilha 2022 é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3 Parks.