Funcionamento do comércio e de casas lotéricas em Porto Alegre será facultativo no dia 7
Agências bancárias não abrem nesta quarta-feira
publicidade
Mesmo com o feriado da Independência, os estabelecimentos comerciais de Porto Alegre, que quiserem abrir as portas, poderão funcionar normalmente, desde que cumpram as regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para o período vigente. Segundo o SindLojas, estabelecimentos em shopping centers, galerias e centros comerciais devem seguir as orientações quanto aos horários de abertura e fechamento desses empreendimentos. Os comércios de rua, que geralmente funcionam entre 9h e 19h, podem operar em horários definidos pela própria empresa. Todas as empresas do varejo devem respeitar o período de trabalho estipulado na Convenção Coletiva para os empregados (de 6 a 8 horas), bem como as regras para transporte, alimentação, entre outras definições.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não abrem nesta quarta-feira. Segundo a entidade, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Os bancos reforçam a necessidade de clientes evitarem ir às agências bancárias e recomendam o uso de canais digitais como principal meio de acesso aos serviços, diz nota da Febraban. O atendimento por telefone e pelo computador está o disponível, oferecendo “praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentar mais comodidade e conveniência aos seus clientes”, acrescenta a nota.
Segundo, o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS (Sincoergs), o funcionamento das casas lotéricas é facultativo, mas os estabelecimentos não devem abrir. “Só podem abrir se dirigidos pelos donos. Não acredito que abram”, opinou o presidente do Sindicato, Marco Antõnio Kalikowski. Boletos de contas como água, energia, telefone e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira, que é o próximo dia útil. Segundo o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) todos os supermercados que possuem Acordos Coletivos de Trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente no feriado de 7 de setembro em Porto Alegre, respeitadas as regras previstas no instrumento coletivo firmado pela empresa e sindicato laboral.