Aumenta para mais de 37 mil o número de afetados no RS após temporal, diz Defesa Civil

Aumenta para mais de 37 mil o número de afetados no RS após temporal, diz Defesa Civil

Quatro cidades gaúchas têm situação de emergência decretada por conta das fortes chuvas

Correio do Povo

Local atingido por chuva em Gravataí

publicidade

Aumentou significativamente o número de afetados no Rio Grande do Sul em razão do forte temporal registrado esta semana. De acordo com balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quinta-feira, 37.441 pessoas enfrentam problemas após as chuvas. Na quarta-feira, o mesmo documento apontava 19.648 cidadãos atingidos pelas más condições do tempo. 

Segundo o levantamento da Defesa, também aumentou o número de cidades do RS com situação de emergência por conta do temporal. Agora, além de Canoas, Eldorado do Sul e Garruchos, São Jerônimo é adicionada na lista. Outros municípios podem ter decretado a situação de emergência, como Gravataí, mas ainda não tiveram o reconhecimento oficial por parte do governo estadual. 

A cidade com o maior número de afetados é Eldorado do Sul (16 mil). No município, prédios públicos e privados sofreram danos devido à chuva de granizo em seus telhados.

Em Canoas, 6.960 pessoas são afetadas e 2.360 residências tiveram as telhas quebradas, todas atendidas com lona. Em Garruchos, 208 pessoas são afetadas e a cidade contabiliza 52 casas atingidas pelo granizo. Já em São Jerônimo, 95 cidadãos oficialmente enfrentam problemas em decorrência do temporal, 35 casas sendo avariadas.

O RS ainda contabiliza 221 desalojados, 20 desabrigados, três feridos e um óbito após o temporal. Tramandaí, Mariana Pimentel, Nova Santa Rita, Charqueadas, Pareci Novo, Farroupilha, Rio Pardo, Paverama, General Câmara, Porto Alegre, Cachoeirinha e Viamão também registram estragos depois do vendaval. 

Em Rio Pardo, 2 mil residências sofreram danos em função do vendaval, afetando 8 mil pessoas. A Defesa Civil entregou 12,6 mil m2 e 90 cobertores à população.

Veja Também

População ainda sem luz 

Ao menos 55 mil clientes do Rio Grande do Sul ainda estão sem luz, segundo informações da RGE. A maior parte dos afetados, de acordo com a empresa, estão localizados em Canoas. 

Empresa responsável pelo fornecimento de luz a outra parte da população do RS, A CEEE Equatorial afirma que dentro de sua área de concessão a energia foi normalizada em todos os pontos. 

*Com informações do repórter Lucas Eliel


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895