Canoas distribui telhas e faz vistoria em locais afetados por temporal

Canoas distribui telhas e faz vistoria em locais afetados por temporal

Serviços de assistência social prossegue com atendimento na cidade

Correio do Povo

Canoas teve vários estragos após temporal

publicidade

Depois do temporal de segunda-feira ter provocado uma série de estragos em Canoas, a Defesa Civil do município promove nesta quarta-feira a distribuição de telhas para prestar apoio à população atingida. A entrega do material para a reconstrução de residências danificadas acontece a partir das 13h. 

“As solicitações ficarão centralizadas nas cinco subprefeituras, onde é aberto um boletim de ocorrência pelo morador e depois já despachamos as telhas necessárias para carregamento. O fiscal vai até a residência já com o material e vê a real necessidade”, explica o secretário da Defesa Civil, Igor de Sousa.

Somente será entregue pelo agente a real quantidade necessária no local. As pessoas que necessitam do material precisam apresentar um documento com foto e CPF no ato da inscrição. “É assinado um termo de responsabilidade e o nome do morador vai constar no Diário Oficial que recebeu a doação e assim finaliza a ocorrência”, acrescenta. 

Empresas e comunidade em geral podem contribuir com as famílias atingidas. A Capatazia da prefeitura (Av. Santos Ferreira, 371, Estância Velha), recebe a doação de lonas e telhas. Apenas os dois itens estão sendo recebidos no endereço. De acordo com balanço da Defesa Civil Estadual, 6.960 pessoas em Canoas são afetadas e 2.360 residências no município tiveram as telhas quebradas. 

Vistoria em condomínios 

Equipes da prefeitura da cidade também estão nas ruas analisando o tamanho do estrago causado pelos ventos de 120 km/h. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) realizou uma análise em sete dos 33 condomínios populares de Canoas, visando auxiliar as pessoas para a devida manutenção. “Diversos desses condomínios possuem garantia de 10 anos, através das construtoras, e terão as devidas manutenções garantidas. Os que não possuem mais esta garantia contratual, estamos auxiliando como possível, junto à Defesa Civil da cidade”, afirma o secretário César Augusto Moraes, da SMDUH.

Conforme balanço da SMDUH, todas as moradias avaliadas tiveram algum dano detectado e necessitarão de reparos. “Foram poucos os casos em que não tiveram nenhum tipo de avaria. A situação foi complicada em todo o município”.

Segundo o secretário Moraes, as análises continuam nesta quarta-feira para que seja realizado um relatório geral. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a SMDUH por meio do telefone (51) 3425-7630.

Serviços de assistência social prosseguem com atendimento 

Nesta quarta-feira, o Mutirão do CadÚnico ocorre normalmente no CRAS Mathias Velho, na Rua São Gabriel, 441. A ação começou às 9h e segue até as 16h, com a distribuição de 200 fichas. Como o local e o Ginásio Thiago Wurth, que fica ao lado, estão sem energia elétrica, o atendimento está sendo realizado na parte externa do CRAS.

Veja Também

Os outros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também seguem atendendo a população canoense. O CRAS Rio Branco está sem internet e telefone, o que prejudica alguns dos serviços prestados, assim como no CRAS Guajuviras, que ainda está com a rede elétrica e de internet com instabilidade. No CRAS Niterói, o funcionamento está normal.

A Acolhida do Bem e o Albergue Municipal atenderam normalmente na noite da terça-feira, sem grandes danos nas estruturas dos locais. Na Acolhida, foram atendidas 56 pessoas e cinco pets, enquanto no Albergue, foram acolhidos 21 moradores. O Restaurante Popular seguirá com a distribuição de refeições para a população que precisar. Como o local sofreu com o destelhamento, será feita apenas a entrega das refeições, não sendo permitido comer no local.

Confira os endereços dos locais:

CRAS Guajuviras
Setor 5 Quadra R, 20 - bairro Guajuviras

CRAS Rio Branco
Rua Montenegro, 1057 - bairro Rio Branco

CRAS Mathias Velho
Rua São Gabriel, 441 - bairro Mathias Velho

CRAS Sudeste (Niterói)
Rua Alegrete, 1295 - bairro Niterói

Restaurante Popular
Avenida Boqueirão, 2751 - bairro Estância Velha

Acolhida do Bem
Colégio São Paulo - bairro Niterói

Albergue Municipal
Av. Rio Grande do Sul, 1770 - bairro Mathias Velho


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895