Canoas distribui telhas e faz vistoria em locais afetados por temporal
Serviços de assistência social prossegue com atendimento na cidade
publicidade
Depois do temporal de segunda-feira ter provocado uma série de estragos em Canoas, a Defesa Civil do município promove nesta quarta-feira a distribuição de telhas para prestar apoio à população atingida. A entrega do material para a reconstrução de residências danificadas acontece a partir das 13h.
“As solicitações ficarão centralizadas nas cinco subprefeituras, onde é aberto um boletim de ocorrência pelo morador e depois já despachamos as telhas necessárias para carregamento. O fiscal vai até a residência já com o material e vê a real necessidade”, explica o secretário da Defesa Civil, Igor de Sousa.
Somente será entregue pelo agente a real quantidade necessária no local. As pessoas que necessitam do material precisam apresentar um documento com foto e CPF no ato da inscrição. “É assinado um termo de responsabilidade e o nome do morador vai constar no Diário Oficial que recebeu a doação e assim finaliza a ocorrência”, acrescenta.
Empresas e comunidade em geral podem contribuir com as famílias atingidas. A Capatazia da prefeitura (Av. Santos Ferreira, 371, Estância Velha), recebe a doação de lonas e telhas. Apenas os dois itens estão sendo recebidos no endereço. De acordo com balanço da Defesa Civil Estadual, 6.960 pessoas em Canoas são afetadas e 2.360 residências no município tiveram as telhas quebradas.
A passagem do temporal na noite desta segunda-feira deixou rastros em Canoas. A cidade amanheceu com queda de árvores, postes e casas destelhadas.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) August 16, 2022
🎥 Ricardo Giusti pic.twitter.com/Xad0sBoQft
Vistoria em condomínios
Equipes da prefeitura da cidade também estão nas ruas analisando o tamanho do estrago causado pelos ventos de 120 km/h. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) realizou uma análise em sete dos 33 condomínios populares de Canoas, visando auxiliar as pessoas para a devida manutenção. “Diversos desses condomínios possuem garantia de 10 anos, através das construtoras, e terão as devidas manutenções garantidas. Os que não possuem mais esta garantia contratual, estamos auxiliando como possível, junto à Defesa Civil da cidade”, afirma o secretário César Augusto Moraes, da SMDUH.
Conforme balanço da SMDUH, todas as moradias avaliadas tiveram algum dano detectado e necessitarão de reparos. “Foram poucos os casos em que não tiveram nenhum tipo de avaria. A situação foi complicada em todo o município”.
Segundo o secretário Moraes, as análises continuam nesta quarta-feira para que seja realizado um relatório geral. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a SMDUH por meio do telefone (51) 3425-7630.
Serviços de assistência social prosseguem com atendimento
Nesta quarta-feira, o Mutirão do CadÚnico ocorre normalmente no CRAS Mathias Velho, na Rua São Gabriel, 441. A ação começou às 9h e segue até as 16h, com a distribuição de 200 fichas. Como o local e o Ginásio Thiago Wurth, que fica ao lado, estão sem energia elétrica, o atendimento está sendo realizado na parte externa do CRAS.
Veja Também
- Veja fotos dos estragos do temporal em Porto Alegre e região Metropolitana
- Nova rodada de tempestades deve atingir regiões Noroeste e Norte do RS
- RS tem três cidades em situação de emergência por temporal, diz Defesa Civil
Os outros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também seguem atendendo a população canoense. O CRAS Rio Branco está sem internet e telefone, o que prejudica alguns dos serviços prestados, assim como no CRAS Guajuviras, que ainda está com a rede elétrica e de internet com instabilidade. No CRAS Niterói, o funcionamento está normal.
A Acolhida do Bem e o Albergue Municipal atenderam normalmente na noite da terça-feira, sem grandes danos nas estruturas dos locais. Na Acolhida, foram atendidas 56 pessoas e cinco pets, enquanto no Albergue, foram acolhidos 21 moradores. O Restaurante Popular seguirá com a distribuição de refeições para a população que precisar. Como o local sofreu com o destelhamento, será feita apenas a entrega das refeições, não sendo permitido comer no local.
Confira os endereços dos locais:
CRAS Guajuviras
Setor 5 Quadra R, 20 - bairro Guajuviras
CRAS Rio Branco
Rua Montenegro, 1057 - bairro Rio Branco
CRAS Mathias Velho
Rua São Gabriel, 441 - bairro Mathias Velho
CRAS Sudeste (Niterói)
Rua Alegrete, 1295 - bairro Niterói
Restaurante Popular
Avenida Boqueirão, 2751 - bairro Estância Velha
Acolhida do Bem
Colégio São Paulo - bairro Niterói
Albergue Municipal
Av. Rio Grande do Sul, 1770 - bairro Mathias Velho