Ministério da Saúde tem 1,2 milhão de doses garantidas para imunização de crianças
"Ninguém ficará sem vacina", garantiu secretário Marcos Vinicius Dias
publicidade
O Ministério da Saúde tem disponível 1,2 milhão de doses de Coronavac para imunização de crianças de 3 e 4 anos. A informação é do secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quarta-feira. De acordo com Dias, caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos. “Ninguém vai ficar sem vacina”, garantiu.
O representante da pasta disse que, assim como foi feito no início da pandemia, no qual foram priorizados os grupos mais vulneráveis, também agora, será dada prioridade a crianças que tenham alguma doença que as fragilize e as torne um pouco mais suscetível a uma evolução grave da doença.
Segundo Dias, todas as vacinas têm um risco potencial de efeitos colaterais. “Felizmente os efeitos que foram registrados com a Coronavac são eventos leves”, sustenta, acrescentando que a vacina foi chancelada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é uma agência de estado, o que traz a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse. Ele citou o caso do Chile, onde quase 500 mil crianças já foram vacinadas.
Outras vacinas
O secretário-executivo adjunto falou também sobre a perda da adesão às campanhas de vacinação nos últimos 10 anos, sobre a vacinação antirrábica e sobre os casos de varíola dos macacos.
Veja Também
- Com novo ponto de vacinação, Porto Alegre mantém oferta de vacinas contra Covid-19 e gripe
- Governo de SP manda Butantan importar Coronavac para vacinar crianças de 3 e 4 anos
- Porto Alegre começa a vacinar nesta quarta crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos
- RS mostra tendência de aumento de casos de SRAG entre crianças pequenas, indica InfoGripe