Atualização do CadÚnico segue gerando extensas filas em Porto Alegre
Prefeitura anunciou três mutirões buscando diminuir o tempo de espera dos usuários
publicidade
Mais uma vez, a atualização do Cadastro Único registrou grandes filas em Porto Alegre na manhã desta terça-feira, especialmente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Diante da procura expressiva por parte das famílias que precisam atualizar os dados para não perder benefícios do governo federal, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada, a Prefeitura divulgou três mutirões, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, para atendimento ao público.
O primeiro deles é nesta quinta, das 8h às 17h, no bairro Sarandi, e os outros dois ocorrem na Ilha dos Marinheiros e no Morro da Cruz, na próxima terça-feira. Conforme a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 50% das 127 mil famílias do CadÚnico precisam regularizar sua situação na Capital. Somente nesta semana, segundo a Prefeitura, mais de 1,5 mil pessoas realizaram a atualização, bem como realizaram consultas cadastrais.
A intenção da Administração é ampliar os locais de atendimento de três para sete, somando-se aos três postos descentralizados: a sede da SMDS, no bairro Farroupilha, o Vida Centro Humanístico, no bairro Sarandi, e o Sine Municipal, no Centro Histórico. Espaços em subprefeituras também estão sendo disponibilizados. O trabalho nos locais, de acordo com a Secretaria Municipal de Governança (SMGOV), terá prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
Precisam realizar a atualização cadastral até o próximo dia 12 de agosto as famílias que o fizeram pela última vez em 2016 e 2017. Para realizar a atualização presencialmente, é preciso levar CPF ou título de eleitor do responsável familiar, documento de identificação de todos os componentes da família, todos originais, bem como, de preferência, comprovante de residência e declaração escolar, em caso de filhos.
A confirmação de informações pode ainda ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único, mas seu funcionamento é alvo de críticas por parte dos usuários, em razão de falhas no acesso em muitos casos. São também atendidas nos 22 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Porto Alegre as famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território. Para solicitar o benefício, é preciso ser maior de 16 anos e comparecer em um dos postos descentralizados para entrevista.
AGENDA DE MUTIRÕES
Quinta-feira, 21 - das 8h às 17h, Escola Municipal Infantil Nova Gleba, na rua Guido Alberto Werlang, (ao lado do nº 747) – Santa Rosa, no Sarandi.
Terça-feira, 26 - das 8h às 17h, Escola Infantil Marista Tia Juçara, na rua Santa Rita de Cássia, nº 90, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo de Araújo, rua Saul Constantino, nº 100, Morro da Cruz.