Acolhimento emergencial da população de rua é retomado em Porto Alegre
A estimativa é que 60 pessoas sejam recebidas Ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação
publicidade
A ação emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua em Porto Alegre foi retomada nesta sexta-feira e seguirá no sabádo, no Ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no bairro Santana.
O serviço emergencial ocorre devido ao frio intenso, com previsão de chuvas. A estimativa é que 60 pessoas sejam recebidas no ginásio, elas também irão receber kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. Foram realizadas rondas noturnas para convidar pessoas em situação de rua ao ginásio. "Quanto mais tarde, mais baixa é a adesão, mas a gente insiste, até por que, quanto mais tarde, maior é o frio", conta o secretário municipal de desenvolvimento social, Léo Voigt.
A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos. Estão ocupadas as 350 vagas das 13 pousadas, onde as pessoas em situação de rua podem permanecer por mais tempo, durante 24h. "Nos casos de frio extremo, 6ºC ou menos, nós faremos também o acolhimento aqui no ginásio, por que pode ser que nossa rede, mesmo expandida, superlote. E nós não vamos dar motivo para nenhum morador ficar na rua se ele não quiser", afirma Voigt.
O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF).