Chuvas em Pernambuco deixaram 44 óbitos e 56 desaparecidos, diz governo

Chuvas em Pernambuco deixaram 44 óbitos e 56 desaparecidos, diz governo

Segundo Ministério, as precipitações passaram de 200 milímetros em vários municípios

R7

Chuvas em Recife deixaram mais de 40 mortos, segundo pasta do governo

publicidade

As chuvas em Pernambuco já causaram, até a manhã deste domingo, 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 abrigados e 533 desalojados. Os números foram divulgados em coletiva de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo a pasta, as precipitações passaram de 200 milímetros em vários municípios.

"Tão logo a notícia da intensificação da chuva chegou, o pessoal de Pernambuco, o ex-ministro Gilson fez contato, o presidente pediu para que a gente viesse aqui acompanhar a situação em loco e dizer como o governo federal pode ajudar nessa situação. A presença de quatro ministros de Estado aqui demonstra o empenho do governo federal em mitigar o sofrimento das famílias que estão aqui passando por essa situação", informou o ministro do MDR, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira.

O chefe da pasta também disse que desde abril há reuniões preparatórias com os órgãos estaduais e o governo federal. "A gente já previa chuvas fortes aqui, então não fosse esse trabalho a tragédia teria sido maior", pontuou. 

Quatro ministros estão em Pernambuco para avaliar os danos causados pelas chuvas no estado e anunciar medidas de apoio e liberação de recursos. Além de Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania) acompanham a tragédia.

Fortes chuvas atingiram o estado Pernambuco nos últimos dias. Elas devem continuar com intensidade forte na região metropolitana do Recife neste domingo, segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). No sábado, o alerta máximo de chuvas por um período de 24 horas foi renovado.

Veja Também

Outras regiões do estado, como a Mata Norte, Agreste e Mata Sul, também poderão receber grande quantidade de chuva. De acordo com a Defesa Civil, há 335 desalojados — que tiveram de deixar suas casas e se abrigaram em casas de parentes e amigos — e 1.026 desabrigados no estado. As mortes registradas aconteceram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe, cidades que integram a região metropolitana da capital.

No sábado, mais de 1,2 mil bombeiros, profissionais da Defesa Civil, Polícia Militar e Assistência Social trabalharam nas buscas e no atendimento às vítimas. O governo do estado está utilizando três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, embarcações e veículos pesados nos trabalhos de resgate. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895