Duas pessoas morrem e 30 mil são afetadas pelas chuvas em Santa Catarina

Duas pessoas morrem e 30 mil são afetadas pelas chuvas em Santa Catarina

Sete cidades do estado decretaram situação de emergência

Correio do Povo

Inundação em Tubarão, município de Santa Catarina que declarou situação de emergência

publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira que duas mortes foram provocadas por conta das fortes chuvas no estado. Os óbitos ocorreram no município de São Joaquim e na cidade também há registro de uma pessoa desaparecida. São ainda contabilizados 445 desalojados e 178 desabrigados, num total de 30 mil afetados, segundo o órgão. 

Após as fortes chuvas, 109 municípios relataram problemas por conta das fortes chuvas, que incluem alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Sete cidades decretaram situação de emergência (Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá, Araranguá e São Joaquim). 

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando ao estado de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio Oeste.

Segundo a Defesa Civil, de todos os pontos, o Litoral Sul é o mais afetado. O governador Carlos Moisés informou que deverá acompanhar de perto a situação nos municípios mais atingidos. “Já estamos em contato com os prefeitos, prestando todo o apoio. Todo o aparato estatal direcionado ao trabalho de pronta resposta seguirá mobilizado para salvaguardar a vida e o patrimônio dos catarinenses durante esse período que ainda é de alerta e atenção máxima”, frisa.

O governo do estado, por meio da Defesa Civil, já iniciou entrega de itens de assistência humanitária no município de Rio do Sul. Foram disponibilizados até o momento 16 colchões de casal, 16 kits de acomodação, 41 colchões de solteiro e 23 cestas básicas de alimentos.

A previsão da Defesa Civil aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira, 5, e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no Estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.

Veja Também

Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e da Polícia Militar Rodoviária monitoram a situação das estradas após as chuvas. Além disso, pela manhã, 154 escolas estaduais tiveram as aulas suspensas por conta da dificuldade locomoção dos estudantes.

Ouça:


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895