Melo diz que conversou com demolidora do antigo prédio da SSP sobre Esqueletão
Prefeitura aguarda conclusões de laudo da UFRGS para decidir o que fazer com antigo prédio do Centro Histórico
publicidade
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse, em entrevista à Rádio Guaíba nesta sexta-feira, que o caminho para o Edifício Galeria XV de Novembro, mais conhecido como Esqueletão, é pela demolição da estrutura, e que não há interesse da atual gestão municipal em reutilizar o local. Ele admitiu também que conversou com a FBI Demolidora, empresa que demoliu o antigo prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em março, para avaliar qual a melhor solução para o Esqueletão em si.
“[A FBI Demolidora] tem uma especialidade muito grande. Eles entendem que parte [da demolição] poderia ser manual e parte poderia não ser manual. Vai custar um bom dinheiro, mas é o caminho”, disse Melo. Ainda há questões a serem resolvidas, como o valor do IPTU a ser depositado em juízo, que é próximo de R$ 3 milhões. Depois disto, segundo ele, será feito o arresto do bem à Administração e depois sua venda por não haver “nenhum interesse da Prefeitura”, disse Melo na entrevista.
A Administração aguarda as conclusões do laudo que está sendo realizado por técnicos do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para definir o que será realizado. O início dos trabalhos, em outubro do ano passado, somente foi possível depois que o edifício foi desocupado definitivamente mediante um longo processo judicial. O prazo de conclusão é inicialmente previsto em 13 meses, mas os trabalhos deverão ser concluídos em breve.
A sugestão da demolição já havia sido tratado por Melo em outra entrevista à Rádio Guaíba, em setembro do ano passado, embora há anos se discute uma solução para o prédio em si. Na época, o prefeito comentou que aguardava as conclusões das inspeções para se verificar o que poderia ser feito, especialmente um novo empreendimento. Para realizar os estudos, a Prefeitura investiu quase R$ 255 mil. O Edifício Galeria XV de Novembro tem 19 andares, começou a ser construído nos anos 1950 e nunca foi concluído. Ele está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com Rua Otávio Rocha.