Cuidados precisam ser redobrados contra a dengue em Porto Alegre

Cuidados precisam ser redobrados contra a dengue em Porto Alegre

Pelo menos 27 bairros da cidade da cidade apresentam alta infestação de mosquitos

Felipe Nabinger

Capital vem realizando ações de bloqueio químico, controle mecânico, fiscalização e conscientização

publicidade

Ações de conscientização vêm ajudando a população a redobrar cuidados contra a dengue em Porto Alegre. Mesmo quem aplica medidas para evitar a água parada e sabe da importância de evitar os criadouros do Aedes Aegypti, por vezes se surpreende com o surgimento de larvas. “Pelo pátio ser muito grande, às vezes fica algo que a gente não vê. Vamos rever tudo e tirar”, disse a professora de biologia aposentada Zaíra Centeno, 70, ao receber a visita de uma Agente de Combates de Endemia (ACE) em sua casa, no bairro Ipanema. Larvas do mosquito foram encontradas em um pequeno prato debaixo de um vaso. A aposentada ressalta que ela e o marido toma todas as precauções, mas o período de chuvas acabou fazendo com que esse ponto passasse batido.

Além de tirar água parada de plantas, pneus, evitar acúmulo de lixo e tratar as piscinas, é importante receber os ACEs para fiscalização e orientação. “Muita gente têm receio que não sejamos agentes da prefeitura. É importante divulgar esse trabalho”, explica a facilitadora Raquel Trassante, que atua em uma das equipes da prefeitura. Ela explica que o morador pode ligar para 156 e conferir a identidade do ACE antes de permitir o acesso ao domicílio.

“Todo mundo tem que ter essa conscientização”, afirmou a empresária aposenta Elisa Geyer, 54. Ela diz que já tinha cuidado, mas redobrou a atenção quando a cunhada, moradora de Novo Hamburgo, contraiu a doença. “Acho essa ação maravilhosa, ainda mais que a zona sul é uma área que tem registro de dengue. Tenho plantas, mas tenho cuidado para não ter acúmulo de água muito antes do surto”, afirma a corretora de imóveis Any Boose, 53, que também teve a casa visitada. 

Com 483 casos confirmados de dengue, Porto Alegre vem realizando ações de bloqueio químico, controle mecânico, fiscalização e conscientização da população. Pelo menos 27 bairros da cidade de Porto Alegre apresentam alta infestação de mosquitos, outros 11 estão em situação de alerta. Azenha, Cavalhada, Cidade Baixa, Jardim Carvalho, Mario Quintana, Menino Deus, Partenon, Sarandi, Teresópolis e Tristeza são alguns dois que têm infestação considerada alta. Já os casos confirmados se concentram principalmente nos Distritos Sanitários Leste e Centro Sul da Capital.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895