Vacinação contra Covid-19 retoma locais habituais em Porto Alegre

Vacinação contra Covid-19 retoma locais habituais em Porto Alegre

Imunização infantil da Coronavac está disponível em mais de 20 unidades de saúde

Felipe Nabinger

Priscila Campos Telles, de nove anos, foi uma das crianças que se vacinou hoje em Porto Alegre

publicidade

Passado o Carnaval, a vacinação contra a Covid-19 voltou a ser realizada nos locais habituais pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Porto Alegre. Vacinação infantil da Coronavac está disponível hoje na Unidade Móvel, na Ilha da Pintada, além de 25 unidades de saúde. Já a vacina pediátrica da Pfizer voltou a ser oferecida nas 14 unidades de saúde habituais. Na Unidade de Saúde Santa Marta, onde estão disponíveis os dois imunizantes, o movimento chegou a formar filas no período da manhã. 

Artur Carniel Carletto completou cinco anos, idade inicial para a vacinação, na última segunda-feira. A enfermeira Elenice Lorenzi Carniel, 36, trouxe o menino na primeira oportunidade. “Estávamos viajando no Carnaval. Chegamos terça-feira à noite e já aproveitei para trazer o pequeno pela manhã. Vacinas salvam vidas”, afirmou. Segundo a mãe, o menino, que tomou a primeira dose da Pfizer estava ansioso para se vacinar. A SMS estima uma população infantil vacinável acima de 118 mil pessoas. Destas, conforme dados atualizados na manhã de hoje, 67.405 tomaram pelo menos a primeira dose, número que representa 57,4%.

O vendedor Luis Henrique Castro da Silva, 47, disse não saber que a unidade Santa Marta estava aberta à vacinação pediátrica na segunda e terça-feira. “Ficamos sem internet e não conseguimos acompanhar. Aí trouxe ele hoje”, explica. Nos dois dias, foram aplicadas 674 doses pediátricas, sendo 289 de primeira e 385 de segunda dose, somadas essa unidade, a do Morro Santana e a Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, únicas abertas no feriadão. Ele levou o filho Miguel Castro de Lima, 6, para receber a primeira dose. O menino estava tranquilo, segundo o pai, e aguardava sua vez entretido em um jogo eletrônico do celular do familiar.

Veja Também

Outros pais levaram os filhos para a aplicação da segunda dose da Coronavac. “Só não vim segunda, quando fechou os 28 dias, porque os horários de ônibus estavam terríveis”, diz Tatiane Campos Telles, 37, desempregada, moradora da Ilha das Flores, que levou a filha Priscila Campos Telles, 9, para completar o esquema vacina. A menina usava uma camiseta alusiva à heroína Mulher-Maravilha. 

A vacinação para a população adulta, acima de 12 anos, segue ocorrendo em 34 locais, sendo 33 unidades de saúde mais o Shopping João Pessoa. Das unidades, quatro contam com atendimento até as 21h – Belém Novo, Ramos, São Carlos e Tristeza. Entre a população adulta, passa de 93% a quantidade de pessoas com esquema vacinal completo e se aproxima de 50% o de pessoas com a dose de reforço.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895