Unidades de saúde de Porto Alegre seguem vacinando contra Covid durante o Carnaval

Unidades de saúde de Porto Alegre seguem vacinando contra Covid durante o Carnaval

Três locais aplicam imunização em público infantil e outros dois em adultos

Felipe Nabinger

Vacinação na Unidade de Saúde Glória teve movimento acentuado nesta manhã

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação contra a Covid-19 durante o Carnaval em três locais para a imunização infantil e dois para os adultos que procuram se proteger da doença. Em um destes locais, a folia de Momo foi substituída por um bom número de adeptos do “bloco da vacina”. Na Unidade de Saúde Glória, na rua Professor Oscar Pereira, em apenas três horas, entre 8h e 11h, mais de 40 vacinas já haviam sido aplicadas. “Fiquei em Porto Alegre e já tinha feito a primeira e segunda dose aqui porque nunca tem fila. Hoje tem mais gente do que eu esperava”, conta a recreacionista Laura Nabarros, 28, que aguardava para receber a dose de reforço. 

A responsável pela operação do posto nesta segunda, Paula Timm, corrobora que o movimento era considerado acima da expectativa. “Abrimos uma segunda sala para realizar a vacinação”, explica. Inicialmente apenas uma sala estava destinada a essa finalidade. O pedreiro Paulo Gilberto Borges da Silva, 36, disse que levou cerca de 15 minutos da chegada ao local até sair já com a terceira dose no braço. “Não gosto muito de Carnaval. Pensei em vir hoje porque achei que estaria vazio”, explica. 

O atendimento segue nesta terça-feira nos mesmos locais, das 8h às 17h. Para vacinação infantil, os pais devem levar os filhos, para primeira ou segunda dose, às unidades Santa Marta, Morro Santana e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes. Já os adultos podem se imunizar, além da unidade Glória, na Unidade de Saúde Navegantes, com a primeira, segunda, terceira e quarta doses, dependendo da situação vacinal. Só não há oferta de reforço da vacina da Janssen durante o feriadão.

Veja Também

Os locais recebem também pessoas que precisarem de atendimento clínico e odontológico, incluindo sintomáticos de Covid-19, que tem acesso aos testes de antígenos. Na Farmácia Distrital Santa Marta, haverá dispensação de medicamentos à população. Na quarta, a vacinação contra a Covid-19 volta a ser oferecida nos locais e horários habituais.

Dados atualizados ao meio-dia desta segunda mostram que 85,3% da população com mais de 5 anos de idade já está com o esquema vacinal completo. No recorte da população adulta, 44,8% das pessoas vacináveis tomou a dose de reforço na Capital.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895