Porto Alegre mantém oferta de testes rápidos para detecção da Covid-19

Porto Alegre mantém oferta de testes rápidos para detecção da Covid-19

Testagem continuou em todas as 132 unidades de saúde da Capital nesta quinta-feira

Taís Teixeira

Unidade de saúde Santa Marta é um dos pontos mais recorridos pela população

publicidade

A oferta de testes rápidos antígenos para detecção da Covid-19 continuou em todas as 132 unidades de saúde de Porto Alegre nesta quinta-feira. A testagem é direcionada para pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19, como febre, tosse, coriza, dores do corpo, entre outros, por mais de dois dias ou tiveram contato com pessoas infectadas, de preferência, entre o terceiro e quinta dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de Covid-19.

O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Os pacientes que testaram negativo, mas que seguiram com sintomas, foram encaminhados para realização de teste RT-PCR, cujo resultado é disponibilizado a partir de 48 horas, mediante encaminhamento das unidades de saúde.

A procura por testes provocou filas e muita espera em frente e nas redondezas das unidades de saúde, principalmente no período posterior às festas de fim de ano. Esse é um dos motivos associados à explosão do número de casos de Covid-19 no mundo, gerados pela variante ômicron, altamente transmissível, mas com reações mais leves para quem está com esquema vacinal completo.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, um dos mais procurados pela população, as longas filas que se formaram por quase todo janeiro hoje estavam compostas por poucas pessoas, sendo que todas aguardavam na parte interna, um contraste se comparado às filas que chegavam a dobrar a esquina da avenida João Pessoa dias atrás.  

Veja Também

Na unidade de saúde Santa Marta, no Centro, também um dos pontos mais recorridos pela população, a situação era a mesma, com poucas aguardando para serem testadas no primeiro andar do prédio, em uma ala separada dos demais atendimentos, para passarem pela testagem, um cenário bem diferente do que se viu, formado por uma longa fila do outro lado da rua onde fica o posto.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim epidemiológico Covid-19 nº 04/2022. Dos testes realizados diretamente na rede SUS de Porto Alegre, foram contabilizados, no período de 5 a 24 de janeiro, 65.595 testes rápidos de antígeno realizados nas 132 unidades de saúde de Porto Alegre, com 25.280 resultados positivos para Covid-19.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895