RS reduz para 4 meses intervalo para dose de reforço contra Covid-19
Encurtamento de período entre doses ocorreu após publicação do Ministério da Saúde nesta segunda-feira
publicidade
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul autorizou, nesta segunda-feira, a redução do intervalo de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus na população acima de 18 anos. Mudança é válida a partir desta terça-feira. Ela foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde, publicada no início da tarde.
Em Porto Alegre, a liberação não deve ocorrer ainda hoje. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta realiza o levantamento de estoque de imunizantes e o volume de pessoas aptas para a terceira dose.
A decisão vale para toda a população a partir de 18 anos que já completou o esquema vacinal com duas doses. Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve ser usada a vacina da Pfizer. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito depois de dois meses, com a mesma vacina. A aplicação foi antecipada para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da variante ômicron do coronavírus.
Na mesma nota técnica, o Ministério da Saúde também confirmou a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas. De acordo com o governo gaúcho, essa decisão será analisada na próxima reunião da CIB.
Veja Também
- São Leopoldo aplica 3ª dose contra Covid-19 com intervalo de 4 meses a partir desta terça
- Porto Alegre libera dose de reforço da Janssen para vacinados até nove de julho
- Porto Alegre tem dois novos casos de influenza e Saúde reafirma importância da vacinação