Vigilância em Saúde confirma três casos de Influenza H3N2 em Porto Alegre

Vigilância em Saúde confirma três casos de Influenza H3N2 em Porto Alegre

No estado, são 13 casos

Correio do Povo

Vacinação é uma das principais medidas para conter o vírus

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre confirmou nesta-quinta-feira que a Capital contabiliza três casos de influenza H3N2. Esses são os primeiros casos confirmados na cidade em 2021. O vírus é o mesmo que tem provocado surtos no Rio de Janeiro e em São Paulo. As medidas de prevenção à contaminação são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação contra a gripe.

Em alerta epidemiológico emitido nesta quinta-feira, a Secretaria da Saúde do RS confirma um total de 13 casos de Influenza do Tipo A – H3N2 no estado. Os casos são de pessoas residentes em Porto Alegre, Cachoeirinha, Pelotas, São Francisco de Paula, Sapiranga e Viamão. 

Os casos são identificados em exames laboratoriais de amostras coletadas de pacientes internados em hospitais ou, em Porto Alegre, de pacientes atendidos na UPA Zona Norte com sintomas respiratórios – a chamada Vigilância Sentinela. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central do Estado do RS (Lacen). Nenhum óbito foi registrado entre os casos confirmados até agora.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacina contribui para diminuir a gravidade dos casos, reduzindo número de internações hospitalares, complicações e óbitos. 

A vacina influenza trivalente oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza fragmentos inativados de vírus morto e sua composição é atualizada anualmente, conforme o monitoramento da rede de vigilância sentinela dos casos de síndrome gripal que apontam o tipo e a cepa de vírus circulante de forma predominante no território.

O imunizante utilizado no país em 2021 confere proteção contra o vírus Influenza A (H1N1, H3N2) e Influenza B, podendo ser aplicado concomitantemente com a vacina da Covid-19. Em Porto Alegre, a vacina contra gripe estará disponível até o final de dezembro em unidades de saúde, no horário de funcionamento das mesmas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895