Instituto do Câncer Infantil comemora aniversário com evento presencial

Instituto do Câncer Infantil comemora aniversário com evento presencial

Na quinta, entidade foi reconhecida no prêmio Melhores ONGs de 2021 como a melhor do Estado

Christian Bueller

Sede da entidade recebeu diversas atividades, como feiras, atrações musicais e brechós

publicidade

Referência nacional, o Instituto do Câncer Infantil (ICI) comemorou recentemente 30 anos de atuação e uma das comemorações ocorre neste sábado com o evento Portas Abertas + Brechó a céu aberto. A sede da entidade, na rua São Manoel, 850, bairro Rio Branco, recebe diversas atividades, como feiras, atrações musicais, brinquedos para as crianças e até uma visita guiada ao Centro Integrado de Apoio do instituto. Famílias inteiras participam e ainda podem fazer doações ao ICI.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Fernanda Furtado, o Portas Abertas foi o primeiro evento presencial do ICI desde o início da pandemia. “Uma possibilidade de as pessoas conhecerem a sede do instituto, mas só poderia entrar se mostrasse o passaporte vacinal. Mas, na rua, todo mundo pode participar das atividades, incluindo o brechó com muitas promoções, sem falar nos food trucks com diversas opções gastronômicas”, relatou. Entre os voluntários, estava o Leão da Coragem, mascote do instituto, que interagia com crianças e adultos durante todo o dia.

Um presente para o ICI chegou no mesmo dia do seu aniversário, dia 9 de dezembro, quando a entidade foi reconhecida no prêmio Melhores ONGs de 2021 como o melhor do Rio Grande do Sul neste ano. “Estamos entre as cem melhores do Brasil, e devemos isso ao médico Algemir Lunardi Brunetto e ao jornalista Lauro Quadros que iniciaram esse trabalho há 30 anos”, agradece Fernanda. Ela lembra que, mesmo durante a pandemia, o trabalho continuou no ICI. “O instituto não parou em nenhum momento. No início tivemos uma onda de solidariedade muito grande, que depois baixou devido aos problemas econômicos que todo mundo passou. Mas como é uma ong organizada há tanto tempo que conseguiu passar pela pandemia de uma forma saudável, com credibilidade e transparência”, reiterou.

A tradicional Corrida pela Vida não aconteceu mais uma vez, mas Fernanda acredita que de 2022 não passa. “Queremos fazer a maior de todos os tempos, mas estamos ainda com todas as precauções, respeitando os protocolos e acreditando na Ciência”, pondera. Atualmente, o ICI conta com cerca de 400 voluntários ativos e atende 300 famílias por mês, em média. “Temos mais de 20 áreas, entre elas, odontologia, nutrição, psicologia, doação de roupas e alimentos, toda uma rede de apoio. Não chegamos aos 100% de cura, mas, pelo menos, é possível dar uma qualidade melhor de vida a essas famílias”, afirma a coordenadora.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895