Porto Alegre tem imunização contra a Covid-19 em 47 pontos nesta terça-feira

Porto Alegre tem imunização contra a Covid-19 em 47 pontos nesta terça-feira

Na fila da vacinação, população ressalta importância de se proteger do novo coronavírus

Cláudio Isaías

Imunização contra a Covid-19 acontece em quase 50 pontos nesta terça-feira

publicidade

Com o oferecimento de 47 pontos de vacinação contra a Covid-19, Porto Alegre realiza nesta terça-feira a imunização dos adolescentes com 12 anos ou mais com a primeira dose. Além disso, é aplicada a segunda da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer e também a dose de reforço. A vacinação é realizada no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em nove farmácias e em 36 unidades de saúde. Nos postos de saúde Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza o atendimento é realizado até as 21h. 

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico da Capital, mais de 40 pessoas estavam na fila aguardando pela primeira dose, pela segunda e pela dose de reforço. A aposentada Santa Ivone Silveira Domingues, 70 anos, afirmou que a população precisa se conscientizar sobre a importância da vacina. "Tem pessoas que ainda acham que a imunização contra o coronavírus é uma bobagem", acrescentou.

Santa Ivone, que realizou a dose de reforço com o imunizante da Pfizer, afirmou que seguirá com todos os cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social. "Eu lamento que a vacina não tenha chegado antes ao Brasil para que mais vidas fossem salvas", ressaltou.

O estudante Leonardo Beier, 22 anos, afirmou que preza pela vida dos seus pais e avós. "A vacina contra a Covid-19 é muito importante porque protege as pessoas que amamos", destacou o jovem que recebeu a segunda dose do imunizante da AstraZeneca.

A segunda dose é aplicada nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 28 de setembro (28 dias). Para realizar a imunização é necessário apresentar um documento de identidade com CPF e a carteira com registro da primeira aplicação. Já a imunização da AstraZeneca é aplicada no público que recebeu a primeira dose até o dia 31 de agosto (oito semanas).

No caso da Pfizer, por sua vez, a vacinação da segunda é realizada nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 31 de agosto (oito semanas). A terceira dose da vacina contra o coronavírus é recebida pelas pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até o dia 26 de abril (seis meses) e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 28 de setembro (28 dias).

Pesquisa epidemiológica

Os moradores do bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre participam de uma pesquisa epidemiológica até o dia 30 de outubro. Eles serão questionados sobre possíveis eventos adversos após a vacina contra a Covid-19. A pesquisa é realizada pelo Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo - EpiSUS Intermediário, oferecido pela Fiocruz/Brasília, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os profissionais que estão aplicando o questionário estão identificados com crachás dos órgãos de atuação, além de camisetas e mochilas do curso. Eles estão percorrendo o bairro em duplas, sendo acompanhados por agentes comunitários de saúde. Cada dupla terá um agente junto no trabalho. O bairro foi escolhido por critério epidemiológico. O trabalho de campo ocorre simultaneamente nas 27 capitais brasileiras e em um município de São Paulo. 

Ouça:


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895