Análise prévia aponta suspeita de 5 casos da variante Delta em surto no hospital Conceição

Análise prévia aponta suspeita de 5 casos da variante Delta em surto no hospital Conceição

As amostras enviadas à Fiocruz já contaram com investigação preliminar do Lacen nesta sexta-feira

Correio do Povo

Até o momento, surto já soma 45 contaminados

publicidade

Uma análise preliminar realizada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) apontou que o surto de coronavírus registrado no hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, pode ter ao menos cinco casos da variante Delta entre os 47 contaminados. Oito unidades do hospital foram atingidas, com a infecção de 35 pacientes e 12 funcionários. Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está analisando os dados de genotipagem colhidos de pacientes e funcionários para identificar qual é a cepa do vírus. 

Técnicos da Equipe de Serviços de Interesse à Saúde/Núcleo Hospitais (EVSIS), Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis (EVDT) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) irão sexta-feira ao hospital Nossa Senhora da Conceição para acompanhar in loco as ações que vêm sendo implementadas desde a noite de quinta - quando os primeiros casos foram identificados. 

Como medida preventiva estão suspensas visitas, e as emergências têm acesso restrito até o controle do surto. Nova unidade de atendimento Covid foi aberta. Exames estão suspensos até terça-feira, 10, e cirurgias eletivas foram suspensas por 15 dias. Também haverá rastreio dos pacientes e testagem de todos os profissionais, iniciando pela unidade de neurologia e oncologia/hematologia.

Em visita realizada nesta tarde, técnicas da Diretoria de Vigilância em Saúde emitiram notificação com as recomendações ao hospital. Entre elas, limpeza dos quartos com validação de protocolo, isolamento dos cinco pacientes com suspeita da Delta em quarto individual.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895