Porto Alegre imuniza contra Covid-19 pessoas com 29 anos nesta segunda-feira

Porto Alegre imuniza contra Covid-19 pessoas com 29 anos nesta segunda-feira

Neste sábado, aplicação de doses para faixa etária de 30 anos ou mais teve movimento tranquilo

Cláudio Isaías

Neste sábado, aplicação de doses para faixa etária de 30 anos ou mais teve movimento tranquilo

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 29 anos ou mais será realizada na segunda-feira em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a ampliação da campanha para uma nova faixa etária será possível em função da chegada de mais doses que chegaram ao Rio Grande do Sul neste sábado - 166.140 doses da Pfizer e 137.400 da Coronavac.

Neste sábado, a imunização foi realizada em cinco locais para homens e mulheres com 30 anos ou mais  - três unidades de saúde e dois drive-thrus atenderam o público que foi fazer a aplicação da primeira e da segunda dose. O drive-thru do BarraShoppingSul teve uma intensa movimentação de veículos que aguardavam para entrar no estacionamento. Mesma situação ocorreu no Shopping Bourbon Wallig, que atendeu pedestres e veículos. 

No BarraShoppingSul, a secretária Elizete Schmidt, 30 anos, disse que estava muito feliz por ter realizado a vacinação contra a Covid-19. O técnico em administração Júlio Campos, 30 anos, afirmou que estava contente por ter feito a imunização. "Que venha a segunda dose", comemorou ao lado da namorada Priscila. O auditório da escola Júlio de Castilhos (referência para o Centro de Saúde Modelo), a Clínica da Família Álvaro, no bairro Restinga e a unidade de saúde São Carlos, no bairro Partenon, tiveram uma movimentação tranquila. Não houve filas e nem aglomeração de pessoas.

No domingo, será mantida a imunização para pessoas com 30 anos ou mais e das faixas etárias já contempladas. A vacinação no domingo será realizada na unidade móvel de Saúde no bairro Hípica. O serviço será instalado na escola Cesi, na avenida Juca Batista, das 9h às 13h. Não será feita a vacinação para adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo será retomado na segunda-feira. 

A imunização continuou no sábado para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Para o grupo das comorbidades e deficiências, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down).

A segunda dose está disponível para todos que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas. Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de dez semanas. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895