Vacinação contra Covid-19 por agendamento registra grande procura em Porto Alegre

Vacinação contra Covid-19 por agendamento registra grande procura em Porto Alegre

Sistema, ainda em estágio piloto, está funcionando apenas nas unidades de saúde São Carlos, Tristeza e Morro Santana

Cláudio Isaías

Agendamento por aplicativo está funcionando em três postos de saúde de Porto Alegre

publicidade

A vacinação por agendamento nos três postos de saúde habilitados pela prefeitura de Porto Alegre foi intensa na manhã desta sexta-feira. Na unidade de saúde Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul, por volta das 9h, mais de 30 pessoas já haviam se imunizado com a primeira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Na entrada do posto de saúde, os servidores realizavam a checagem dos documentos e encaminhavam as pessoas até a sala de imunização contra o coronavírus.

Muitos residentes na zona Sul aproveitaram e chegaram mais cedo para realizar a vacina. Foi o caso do frentista José Osmar Rodrigues, 59 anos, que realizou o agendamento pelo aplicativo 156+POA na noite de quinta-feira. "Eu não estava querendo fazer a vacina, mas fui convencido pela minha família sobre a importância de se proteger contra a Covid-19", destacou.

Veja Também

A dona de casa Marina Silveira, residente na avenida Otto Niemeyer, disse que conseguiu realizar o agendamento com extrema facilidade. "O importante é que estamos conseguindo realizar a vacinação. Estou torcendo para que todos os brasileiros sejam vacinados e possamos vencer a pandemia", acrescentou.

Na manhã de hoje, os funcionários da unidade de saúde São Carlos, na avenida Bento Gonçalves, na zona Leste de Porto Alegre, atenderam cerca de 20 pessoas que foram imunizadas com a primeira dose do imunizante. A primeira aplicação será oferecida em menor número, devido ao baixo quantitativo de doses, mediante agendamento pelo aplicativo 156+POA. Além do posto de saúde São Carlos e Tristeza, a vacinação é oferecida na unidade de saúde Morro Santana, na avenida Mena Barreto, na zona Norte da Capital.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o agendamento é destinado para as três unidades de saúde, com oferta no horário das 8h às 21h, com intervalo de 20 minutos. O agendamento é feito para pessoas com 50 anos ou mais, que receberão a primeira dose.

Também segue em Porto Alegre a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários até o dia 9 de julho. A SMS oferece mais de 100 locais de aplicação da dose, em toda a cidade. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Todos os grupos prioritários estão contemplados nesta etapa da campanha. Além dos grupos descritos anteriormente, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores), das forças de salvamento e segurança e pessoas com comorbidades podem receber a vacina. É preciso apresentar comprovante das comorbidades e de vínculo profissional. Gestantes e puérperas podem apresentar a carteira de gestante.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895