Nova responsável pela coleta de lixo inicia os serviços nesta terça em Porto Alegre

Nova responsável pela coleta de lixo inicia os serviços nesta terça em Porto Alegre

Após suspender o contrato com antiga empresa, prefeitura da Capital realizou assinou com a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda

Correio do Povo

Engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vistoriaram 35 caminhões da prestadora do serviço

publicidade

A nova empresa contratada para a coleta de lixo em Porto Alegre iniciará seus serviços nesta terça-feira. Após o impasse com a antiga responsável pelo serviço e acúmulo de lixo nas ruas, a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. - vencedora do processo seletivo promovido pela Prefeitura para solucionar a situação - começa a trabalhar na coleta domiciliar nas ruas da cidade no período da manhã. A cerimônia oficial será às 9h no Complexo Cultural Cultural do Porto Seco, onde a frota está estacionada e de lá os caminhões partem para realizar cronogramas de coleta.

Na manhã desta segunda-feira, o Executivo cumpriu os últimos protocolos para permitir que o trabalho comece e engenheiros da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vistoriaram 35 caminhões da prestadora do serviço. Os demais veículos devem receber vistoria nos próximos dias.

A necessidade de uma contratação emergencial e temporária da prestadora de serviço de coleta de lixo surgiu depois da prefeitura suspender - de maneira cautelar - o contrato que o Município mantinha com a empresa B.A. Ambiente. A decisão ocorreu no dia 9 de junho após paralisação dos trabalhadores em virtude de descumprimento da legislação trabalhista.

Nestes 12 dias de impasse e a definição do processo seletivo que definiu a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda como vencedora no último sábado, a prefeitura criou uma força-tarefa com 47 caminhões-caçamba, sendo 33 do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), dez da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e os demais da prefeitura, além de mais 30 veículos de outras parcerias. No total, 77 caminhões foram escalados para apoio. 

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o valor do contrato assinado no sábado com a nova empresa será de R$ 25.038.934,02. 

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895