RS recebe novo lote com 243,4 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca
Imunizantes serão utilizados para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades
publicidade
O Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira um novo lote com a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford contra a Covid-19. O avião com 243,4 mil doses da Covishield pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com essa carga, o Estado soma mais de 4,9 milhões de doses dos três imunizantes distribuídos pelo Plano Nacional de Imunização.
Veja Também
- Vacinação é ampliada para pessoas a partir de 50 anos com comorbidades em Porto Alegre
- População de Porto Alegre busca locais de vacinação, mas é avisada de suspensão da 2ª dose
- Caxias libera mais faixas etárias de grupo com comorbidades para vacinação contra a Covid-19
As doses serão entregues no Centro de Distribuição da Secretaria de Saúde do Estado, de onde serão partilhadas aos municípios gaúchos. No momento, o Estado está finalizando a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais e segue com a aplicação de pessoas com comorbidades. Segundo o órgão, este novo lote de imunizantes da AstraZeneca será utilizado para a continuidade da vacinação de pessoas com doenças crônicas.
De acordo com dados do governo gaúcho, 2.394.070 pessoas já receberam a primeira dose, enquanto 1.010.020 tomaram a injeção de reforço, totalizando 3.404.090 (19.2% do grupo prioritário). Para a vacina de Oxford/AstraZeneca, o intervalo entre as duas doses é de três meses, enquanto para a Coronavac, ele varia de 21 a 28 dias.
Já para a da Pfizer, cuja aplicação começou nessa quarta no RS, o Ministério da Saúde adota intervalo de três meses, diferente do recomendado na bula. Os entes federativos podem alterar o tempo, o que foi feito por Porto Alegre, que decidiu manter os 21 dias indicados pela própria farmacêutica.