Anvisa aprova primeiro medicamento contra a Covid-19 no Brasil

Anvisa aprova primeiro medicamento contra a Covid-19 no Brasil

Remdesivir já havia sido autorizado nos Estados Unidos e na Europa

R7

O remdesivir já havia sido autorizado nos Estados Unidos e na Europa

publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira que aprovou o primeiro medicamento para tratamento da Covid-19, o remdesivir.

"O remdesivir vai ser o primeiro medicamento que nós vamos aprovar aqui na agência com uma indicação em bula para Covid-19. Isso é fruto de uma análise de eficácia, segurança e qualidade", salientou o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Desde o ano passado, agências reguladoras dos EUA e da União Europeia liberaram o uso do antiviral no manejo de casos de Covid-19. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegou a utilizar o remédio quando teve a infecção.

 O remdesivir foi desenvolvido inicialmente pelo laboratório norte-americano Gilead Sciences para o tratamento da hepatite C e utilizado de forma experimental contra o ebola.

 Pesquisa em camundongos mostrou que o remédio tinha capacidade de combater a SARS (síndrome respiratória aguda grave) e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), doenças provocadas por micro-organismos similares ao SARS-CoV-2.

 Passou a ser usado para o tratamento da Covid-19 depois que um estudo publicado em maio no The New England Journal of Medicine demonstrou a associação do remédio a uma recuperação mais rápida em pacientes graves da doença.

Já um estudo publicado em setembro no Journal of the American Medical Association (JAMA) revelou que o remédio não tem a mesma eficácia em pacientes moderados. Apesar dos resultados iniciais positivos, os pesquisadores ressaltam que ainda são necessários mais estudos.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895