Filas marcam o 1º dia de vacinação para idosos de 78 anos nos postos de saúde de Porto Alegre

Filas marcam o 1º dia de vacinação para idosos de 78 anos nos postos de saúde de Porto Alegre

SMS alerta que não é preciso chegar cedo aos postos de saúde, pois as vacinas estão garantidas para as faixas etárias alvos

Cláudio Isaías

Centro Modelo registrou longas filas para a vacinação de idosos de 78 anos na manhã desta quarta-feira

publicidade

O primeiro dia de vacinação dos idosos, a partir de 78 anos, contra a Covid-19, foi marcada por filas nos postos de saúde de Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira, o movimento foi grande no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, na Unidade de Saúde Santa Cecília, e no posto de saúde Santa Marta, no Centro Histórico da Capital. A imunização dos idosos ocorre em 21 postos de saúde das 8h e 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a redução no número de locais foi para distribuir melhor as vacinas e evitar que eventualmente algum posto ficasse desabastecido e tivessem de ser remanejadas as doses. Além da vacinação dos idosos a partir dos 78 anos, também foram imunizadas as pessoas que haviam recebido a primeira dose da Coronavac.

Antes mesmo do início da imunização, já havia fila no Centro de Saúde Modelo. Mais de 30 idosos estavam no local. Todas as cadeiras colocadas no pátio da instituição da saúde estavam ocupadas e haviam pessoas aguardando em pé a imunização.

Na calçada da rua Jerônimo de Ornelas, o aposentado Renato Oliveira, 78 anos, estava ansioso em realizar a vacina contra o coronavírus. "Estava esperando por esse momento. O meu desejo é que todos possam ser vacinados", ressaltou.

Na unidade Santa Cecília, o casal Eloá, 88 anos, e Jayme Libânio, 91 anos, aproveitaram para realizar a segunda dose da vacina Coronavac. "Estamos felizes de estar participando desse momento", comentou Eloá.

O aposentado Roberto Polidori, 92 anos, disse que a vacina é muito importante para terminar com a doença da Covid-19. Por volta das 10h, passava de 80 pessoas que aguardavam pela vacina em frente a unidade de saúde Santa Cecília.

Disponíveis na semana passada, os drive-thrus não funcionaram nesta quarta-feira. A prefeitura de Porto Alegre fará uma avaliação, com a chegada das novas doses, se o sistema de drive-thru será reativado e se novas faixas etárias serão contempladas para imunização na Capital.

A SMS informou que a vacinação está garantida para todo o público das faixas etárias desta primeira fase da campanha, independente do horário de chegada à unidade de saúde. Por isso, não é necessário chegar cedo.

Os idosos devem apresentar um documento de identidade com CPF e comprovante de residência de Porto Alegre. Já os idosos que farão a segunda dose devem levar a carteira de vacinação onde consta o registro da primeira dose.

As equipes de saúde prosseguem com visitas domiciliares para imunizar idosos acamados, além da aplicação da segunda dose em idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, cuidadores, profissionais de saúde e populações indígenas e quilombolas.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895